Representações sociais sobre “escola” e “família”: promoção de influências socioemocionais para alunos em situação de risco

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019-09-02
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este estudo doutoral intitulado Representações sociais sobre “escola” e “família”: promoção de influências socioemocionais para alunos em situação de risco surge de duas motivações: o contexto da realidade socioespacial onde se faz necessário repensar a escola no sentido de se enfatizar as facetas emocionais e sociais das pessoas em detrimento da proposta puramente acadêmica, onde se concebe e se avalia o rendimento individual a partir do potencial cognitivo, por meio de escores e números, concebendo-se o aprendiz como alguém que estabelece vínculos com os objetos do conhecimento, com os colegas, professores, a família, os amigos, sendo que estas interações, juntas, são capazes de desenhar o percurso escolar em associação com a disponibilidade de recursos na escola, os aspectos estruturais e políticos, assim como o preparo profissional mediante o processo ensino-aprendizagem. E a minha trajetória profissional de professora e psicóloga, cuja profissão docente se confunde com a história dos meus familiares e do meu trabalho com comunidades vulneráveis, o que desembocou no meu trabalho de conclusão do curso, atuação como Psicóloga escolar e, atualmente, como professora universitária no curso de psicologia. Nesse percurso, a formação continuada como caminho lógico me leva ao doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Assim, durante a participação no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações Sociais, Educação e Sociedades Sustentáveis (GIPRES), a discussão se intensifica em torno da educação formal, desempenhada pela escola, verificando as dificuldades encontradas por professores e gestores no que se refere às demandas advindas do contexto familiar e aquelas advindas, de modo mais marcante, dos contextos de pobreza e exclusão social, reforçando a minha proposta de investigação em torno do desenvolvimento de influências socioemocionais e práticas socioeducacionais possíveis para a sustentabilidade de sujeitos em situação de risco. Assim posto, o objetivo geral da nossa pesquisa foi: Investigar como as RS construídas, junto aos profissionais da escola, pais, mães e parentelas acerca da “escola” e da “família”, podem contribuir para orientação de práticas socioeducativas e promoção de influências socioemocionais de alunos em situação de risco. A pesquisa se apoia nas representações sociais como teoria e método e evoca o conteúdo e processos da objetivação e ancoragem dos sujeitos. O caminho metodológico percorrido envolve três dispositivos: a Técnica da Associação Livre de Palavras (TALP), a entrevista semi-dirigida individual e semi-dirigida no grupo focal. Os resultados revelaram sete práticas socioeducativas capazes de orientar a promoção de influências socioemocionais.


Descrição
Palavras-chave
Citação
RIBEIRO, Thyara Ferreira. Representações sociais sobre “escola” e “família”: promoção de influências socioemocionais para alunos em situação de risco. 2019. 109 fls. Orientador: Prof. Dr. Natanael Reis Bomfim. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc). Departamento de Educação, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, 2019.
Palavras-chave