ÀWON ORÍ-IRUN OBÌNRIN DÚDÚ (Cabeças e Cabelos de mulheres negras): A Raiz que empodera em contextos Sacros Africano-Brasileiros

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Data
2012-09-14
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Resumo

Esta pesquisa procura dar relevância à importância do orí (cabeça) e do cabelo (irun) no contexto sacro estruturante das identidades de mulheres negras que vivem os valores das comunidades-terreiro. Procura tratar também das tensões e conflitos que se desdobram a partir da ideologia do racismo que rege as relações sociais, impondo a essas mulheres o recalque ao universo ancestral simbólico característico do cabelo africano-brasileiro. A questão essencial do trabalho é: qual o valor simbólico do cabelo feminino africano-brasileiro na dinâmica que estrutura os modos de sociabilidade nas comunidades-terreiro? Assim, pretende-se compor um mosaico de narrativas femininas africano-brasileiras que: destaque a cabeça e o cabelo feminino africano-brasileiros como elaborações de mundo que influenciam a composição das linguagens e valores; ressaltar que a cabeça e o cabelo feminino africano-brasileiros são expressões profundas do universo simbólico característico das dinâmicas de sociabilidade desde a África; refletir sobre a ideologia do racismo que tenta destruir o legado ético-estético da cabeça e do cabelo feminino africano-brasileiros, bem como analisar as estratégias de superação e enfrentamento ao racismo por mulheres negras que vivem os valores das comunidades-terreiro. A metodologia adotada foi a História Oral temática e a técnica escolhida na pesquisa foi a Entrevista Narrativa. Deste modo, o objetivo pretendido na presente dissertação foi revelar o empoderamento das mulheres negras pertencentes às comunidades de terreiro, após o processo de feitura na religião do candomblé, quando conhecem e se aproximam mais dos seus Olorí e dos seus Bará, bem como as estratégias criadas e operacionalizadas para driblar o racismo.


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Palavras-chave
Orí – Irun – Obìnrin dúdú, Candomblé, Memórias estético-identitárias
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