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    Gestão universitária e inovação (Transformação digital: como unir tecnologia e humanização)_Vol.2
    (2023-12-01) Bittencourt, Larissa Muniz Ferreira; Pimenta, Lídia Boaventura; Matos, Rosângela de Carvalho
    Gestão Universitária e Inovação: contribuição de servidores das Universidades Públicas do Estado da Bahia é o primeiro volume de uma série de publicações bienais voltadas aos interessados em conhecer práticas bem-sucedidas em Gestão Universitária. Composto por vinte e um artigos escritos por servidores das instituições universitárias públicas, esses textos compartilham condutas exitosas já implementadas e nos provocam algumas reflexões: É possível encontrar uma estratégia de melhor aproveitar os recursos humanos, físicos e financeiros da universidade no cumprimento de sua missão? É possível romper com mecanismos administrativos tradicionais? As experiências e práticas aqui relatadas respondem a essas perguntas e contribuem para a transformação da realidade com foco no resultado e na superação de desafios, a fim de agregar benefícios à Gestão?
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    Pesquisa de intervenção em educação
    (2019-10) Pereira, Antonio
    O livro Pesquisa de intervenção em educação trata dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa aplicada em educação, desvelando suas contradições, equívocos e possibilidades no âmbito dos mestrados profissionais em educação, modalidade de pós-graduação instituída pela Portaria Normativa no 17/2009, do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Tais mestrados concretizam o modelo de pesquisa aplicada que visa produzir conhecimentos práticos, engajados em problemáticas sociais, apontando soluções, mudanças, reflexões. Essa produção parte dos conceitos e da diferenciação entre pesquisa básica e aplicada, da mudança de nomenclatura na área da educação em pesquisa de intervenção, bem como situa diversas metodologias e fundamentos, discutindo a intervenção como objeto de estudo e o seu fazer.
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    Epistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação
    (2011) Galeffi, Dante Augusto
    Epistemologia, construção e difusão do conhecimento: perspectivas em ação é o título deste livro. É um título ambicioso, do tamanho da ambição do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) com sede na Universidade Federal da Bahia (UFBA), lócus de produção dos capítulos que compõem o livro. A título de apresentação, o DMMDC nasceu na perspectiva de reunião de campos epistemológicos separados pelos efeitos da racionalidade técnica monológica, na emergência de uma ciência implicada - uma reunião das ciências dos princípios naturais com as ciências humanas, no sentido que inere ao campo da produção do conhecimento interdisciplinar e da superação do horizonte disciplinar moderno - na direção da resolução de problemas comuns de sustentabilidade e gestão da vida global, de organização e investimento na inovação e na pesquisa experimental avançada. Uma pesquisa experimental que abarca também as dimensões do ser humano em suas formas de vida associada, além da modelagem epistemológica moderna, excessivamente monológica e molar (referente à estrutura de regência que caracteriza o funcionamento [trituramento] da natureza segundo leis universais, como a gravidade e o eletromagnetismo). Trata-se também, de abarcar as modelagens moleculares configuradas em singularidades marcadas pela multiplicidade, as subjetivações do processo produtivo desejante na potenciação da sociedade humana autossustentável em sua força de renovação e consolidação dinâmica de suas formas e processos produtivos orientados pela Ética do Cuidado. A Prof.ª Drª Teresinha Fróes Burnham, idealizadora, realizadora e fundadora do DMMDC (ao lado de outros), esclarece que as raízes do DMMDC datam de junho de 2003, quando um grupo de pesquisadores da UFBA (REDPECT) e do LNCC/MCT que desenvolviam pesquisa sobre a relação conhecimento sociedade: (Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro e Modelagem Computacional da Difusão do Conhecimento, respectivamente), iniciam uma parceria para desenvolver estudos colaborativos. Essa parceria veio se consolidando e ampliando, através de seminários, encontros e oficinas presenciais e de intercâmbios através de recursos telemáticos, tornando possível a concretização da Rede Interativa de Pesquisa e Pós-Graduação em Conhecimento e Sociedade (RICS) que, hoje, além dos seus propositores iniciais congrega pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Instituto Federal da Bahia (IFBAHIA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CIMATC), além de um número crescente de pesquisadores de outras instituições de renome.
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    Matemática: apontamentos para o Cálculo
    (2020-11) Santos, Maria Cristina Elyote Marques; Santos, Vânia Gonçalves de Brito dos
    A história da evolução das ideias matemáticas, suas teorias e conceitos, revela que nenhum pressuposto matemático se desenvolveu de maneira linear, ao acaso crescente, pois a matemática é baseada numa construção de conhecimentos oriunda da contribuição de muitos estudiosos. Assim é o Cálculo, seus fundamentos e conceitos prévios, que envolvem algumas concepções abstratas que têm gerado inúmeras dificuldades para sua compreensão. Os autores deste livro apresentam o estudo de funções elementares distribuído em quatro textos, os quais tratam dos conjuntos numéricos, do plano cartesiano, das relações e dos conceitos gerais de funções, englobando classificação de funções por propriedades e funções especiais, funções de primeiro e segundo grau, função exponencial e função logarítmica. Cada parte foi trabalhada com conteúdo resumido e exemplos, exercícios resolvidos com solução comentada e exercícios propostos com gabarito.
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    Séries PRAES - Narrativas estudantis: experiências formativas em contexto - Vol 2
    (2021-09) Alves, Elivânia Reis de Andrade; Fontes, Isaura Santana; Ferreira, Alana Mara Santos dos Anjos
    Série Experiências e Reflexões Discentes é uma publicação anual, em formato de coletânea, de iniciativa da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes) e em parceria com a Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB). Seu objetivo é apresentar relatos estudantis sobre suas formações profissionais, partindo da compreensão de que a sociedade contemporânea necessita de profissionais autônomos, investigativos, éticos e comprometidos socialmente. Tais profissionais são estudantes que assumem o protagonismo, são agentes ativos que colaboram com o ensino, tocando-o e sendo motivados a aprender e a se engajar de forma consciente na perspectiva do seu crescimento pessoal, profissional e como cidadãos. Nos textos, os(as) autores(as) relatam, de forma analítica, crítica e reflexiva, experiências significativas no processo de ensino-aprendizagem durante suas itinerâncias na universidade. Os textos do volume II apresentam um entrecruzamento entre a experiência, os registros, a memória e as percepções atravessadas pelo contexto e pertencimentos de suas autoras e seus autores com um recorte de seu processo formativo, resultando em uma perspectiva da instituição e de experiências de aprendizagens institucionais diferenciadas. É nosso desejo que possamos celebrar cada vez mais uma universidade na qual os seus três segmentos produzem e se alimentam colaborativamente de saberes co-construídos localmente, tendo em vista um planeta sustentável, no qual nossa presença não seja uma ameaça à continuidade da vida, e sim que possamos dançar a vida no e com o planeta e as demais formas e expressões vitais.