Múltiplas linguagens, tecnologias da informação e da comunicação na EJA: perspectivas teórico-metodológicas: Relato de experiência do RPG de mesa no contexto da socioeducação

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019-11-30
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este relato pretende analisar os impactos das experiências das atividades do RPG de mesa na aprendizagem das habilidades linguísticas (ouvir, falar, ler, escrever) em língua portuguesa por estudantes em cumprimento de medida socioeducativo. Existem evidências que, as habilidades linguísticas da escuta, oralidade, leitura e escrita são trabalhadas de forma segmentadas, apenas uma ou duas são destacadas, enquanto, as outras passam ser posta em segundo plano. À luz disso, minha intervenção visa tencionar o desafio à integração das quatros habilidades linguísticas por meio da atividade do RPG (Role-Playing Game) de mesa, assim facilitando o desenvolvimento das competências linguísticas dos estudantes no contexto da socioeducação. O RPG atribui sentidos aos textos no reconhecimento de seus desejo por eles, desejo de fazer comporta não só reconhecer, e dominar o código da escrita e da leitura, mas sentir o desejo de usá-lo quando faz sentido na sua prática discursiva. Ademais, com RPG cria-se as condições para um ambiente lúdico de aprendizagem, no qual, a motivação, engajamento, e sociabilidade realizam-se de maneira inesperada e criativa por parte dos estudantes, além de demonstrarem sensibilidade social através da ajuda mútua, instalam-se no jogo verdadeiras relações de solidariedade


Descrição
Palavras-chave
RPG de Mesa, Aprendizagem, Socioeducação
Citação