O Whatsapp como Espaço para Mediação de Aprendizagem no PROEJA

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Data
2022-03-07
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Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar de que modo o WhatsApp, como espaço virtual de aprendizagem, poderá potencializar práticas de multiletramentos, que contribuam para desenvolvimento da competência textual/discursiva de estudantes do PROEJA do Centro territorial de Educação Profissional do Sisal. A questão que nos move à pesquisa é: como o WhatsApp, compreendido como espaço virtual de aprendizagem, poderá potencializar as práticas de multiletramentos em sala de aula com vistas a melhorar a competência textual/discursiva de estudantes do PROEJA? Esta investigação se justifica pelo fato de que o contexto contemporâneo demanda conhecimentos e habilidades de leitura e escrita que requerem uma proposta pedagógica que leve em conta as contribuições das tecnologias digitais, a fim de que se criem outros espaços de aprendizagem. Nesse sentido, entendemos que o aplicativo WhatsApp poderá formar uma rede de comunicação e de aprendizagem que potencialize a interação colaborativa entre professores e educandos, a partir de práticas de linguagem multimodais e multissemióticas contextualizadas, nas diversas esferas discursivas presentes no cotidiano. Como base teórica desta pesquisa, faremos a discussão das seguintes temáticas: letramentos; multiletramentos; letramentos multi-hipermidiáticos; tecnologias digitais; WhatsApp, uma plataforma de comunicação online que permite múltiplas possibilidades de interação, tanto de forma síncrona como assíncrona. Em termos metodológicos, é uma pesquisa colaborativa, de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica, considerando o envolvimento da pesquisadora com os quatro professores colaboradores, que compartilham uma cultura escolar implicada na produção de conhecimentos, com o objetivo de investigar a prática pedagógica. Considerando, ainda, que o estudo envolve o campo virtual, lançamos mãos da netnografia visando a ampliar as potencialidades da etnografia tradicional para contemplar as especificidades do ambiente digital, a partir da inserção do pesquisador na comunidade virtual, para a observação e investigação de práticas culturais e de comunicação. As reflexões e saberes construídos ao longo deste estudo, através das sessões reflexivas formativa, chats, fóruns de discussão e entrevistas netnográficas, nos possibilitaram concluir que os recursos disponíveis no WhatsApp podem potencializar os processos educativos nas turmas de PROEJA, otimizando o tempo pedagógico dentro e fora da sala de aula, contribuindo com novos modos de ensinar e de aprender na sociedade contemporânea. Tornar o WhatsApp um espaço fecundo para práticas educativas inovadoras, no qual os estudantes possam aprender de forma colaborativa, requer a presença constante dos professores, que farão uma mediação intencional e previamente planejada, com o objetivo de acompanhar e orientar os estudantes e problematizar os conteúdos propostos, possibilitando uma ampliação de oportunidades para a construção do conhecimento. Esse processo se efetivará, de fato, se houver formação docente, inicial e continuada.


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Palavras-chave
Multiletramentos, WhatsApp, Formação docente, PROEJA
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