Ser-na-roça: ruralidade da presença e experiência do ser-docente

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2022-03-21
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Resumo

Esta pesquisa está ancorada na Pesquisa Narrativa com ênfase no movimento biográfico-narrativo por trazer sua centralidade a partir dos processos de vida das pessoas que vivem em contextos rurais, propondo-se um movimento de compreensão que leve em conta suas subjetividades pessoais. Busco entender como professores/as que atuam em escolas da roça constituem a presentificação do ser-na-roça para significar sua existência, bem como, produzem experiências de ser-docente numa perspectiva de afirmar uma vida autêntica que é manifestado no ente que habita espaços rurais. O estudo utiliza como método a Pesquisa Narrativa associada à abordagem qualitativa por possibilitar pensar a respeito da construção de uma concepção de ruralidade da presença que institui o ser-na-roça a partir dos estudos de Heidegger (2015) e das poesias de Manoel de Barros (1999, 2001, 2009, 2015, 2016, 2018). Este estudo ancora-se nas bases da fenomenologia e da hermenêutica por buscar compreender o ser em seu contexto de vida e os sentidos atribuídos à sua condição de existir em contextos rurais. A pesquisa foi desenvolvida nas escolas rurais do município, a partir de entrevistas narrativas e etnografias da roça constituídas por registros realizados ao longo da pesquisa com minhas narrativas sobre a experiência. Estes são dispositivos de pesquisa que trouxeram condições para a compreensão dos modos de ser-viver-na-roça a partir da presentificação do ente que constitui o ser-na-roça. Cada processo desenvolvido para a recolha das narrativas com os respectivos dispositivos de pesquisa foram possibilidades para pensar narrativamente o habitar a roça e a profissão docente neste espaço. Esta pesquisa desencadeou questões provocativas em relação aos sentidos e significâncias atribuídas aos modos de ser-na-roça, considerando como relevante o movimento de autobioformação como espaço que possibilitou repensar nosso processo de vida-formação-profissão no sentido que possa valorizar os modos de habitar a roça. Esta pesquisa contou com quatro professores/as colaboradores/as, sendo estes/as professores/as do Ensino Fundamental de escolas rurais e moradores/as das comunidades rurais. Concluiu-se que a ruralidade da presença representa o assenhoramento de diversas ruralidades que as pessoas da roça produzem e que as experiências do ser-docente vão sendo produzidas conforme os modos que cada professor/a mobiliza e traduz os sentidos dos acontecimentos que os/as envolvem nesse processo de habitar a roça, possibilitando condições para trans-ver o rural habitado e a profissão docente na roça.


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MOTA, Charles Maycon de Almeida. Ser-na-roça: ruralidade da presença e experiência do ser docente. Salvador, 2022. 267 f. : il. Orientadora: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios.Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc). Departamento de Educação, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, 2022.
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