Uso do software PHET colorado como recurso didático no ensino de frações no 6° ano

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-01-03
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A presente pesquisa foi realizada com o propósito de investigar as contribuições do uso de Tecnologias da informação, como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula. Desse modo, surge o seguinte questionamento: Quais as contribuições podem ser observadas no ensino de frações para alunos do 6°, por meio do uso do Software Phet Colorado? O objetivo principal da pesquisa é verificar as possíveis contribuições do software para aprendizagem do ensino de frações, com alunos do 6°ano. A metodologia foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, com os principais instrumentos de análise de dados: Pré-teste, uso do software e um Pós teste. Quanto a área de pesquisa, foi realizada em um colégio da rede particular, situado na cidade de Barreiras-BA, em uma turma de 6° ano, com 12 alunos. A pesquisa foi realizada em três etapas: a primeira foi aplicação do pré-teste com 8 alunos presentes em sala e as duas últimas etapas foram com dez alunos presentes. Os resultados da pesquisa se deram através da análise da coleta de dados, na qual houve possíveis contribuições do software no entendimento, aprendizagem dos conceitos de números fracionários, representações das frações, comparação e associação de frações. logo, o software na aula tornou-se interessante para os alunos, onde os mesmos sentiram-se motivados por utilizar um recurso tecnológico interessante, com uso de internet.


Descrição
Palavras-chave
Matemática, Frações, Software Phet.
Citação

Coleções