A inserção da temática cerrado nas escolas estaduais do município de Barreiras-Ba

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-11-30
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O meio ambiente vem sofrendo danos em decorrência das ações humanas. Vivemos em um mundo em que para produzir, tudo se retira da natureza, porém sem considerar os impactos ao ambiente. Nesta perspectiva, encontra-se o Bioma Cerrado, considerado um dos mais ricos Biomas do país estando em meio às adversidades ambientais. Diante deste panorama este trabalho possuiu o objetivo de discutir a Educação Ambiental inserida na Rede de Educação do Estado a partir da apropriação do conteúdo Bioma Cerrado. Assim, busca-se identificar as ações de EA desenvolvidas pelos professores da Rede, bem como apontar quais conteúdos e metodologias estão sendo utilizadas com foco no Cerrado. Utilizou-se os autores Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2004) e Róger Walteman Gomes (2014) como referências. A problemática visa discutir em que medida a EA desenvolvida em escolas públicas tem o Cerrado como conteúdo. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa dos dados em escolas estaduais com uso de questionário estruturado direcionado a todos os professores. Os resultados obtidos permitiram inferir que a EA tem sido incluída de modo superficial, com pouca relação com o Cerrado, sendo constatada a falta de formação continuada que provoque os professores à prática da EA diante das questões que envolvem o Cerrado como bioma local.


Descrição
Palavras-chave
: Educação Ambiental; Cerrado; Conteúdo; Consciência Ecológica.
Citação