Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED)

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    Narrativas e existências negras na roça: entrelaçamentos da vida na formação docente
    (UNEB, 2023-03-10) Silva, Ana Maria Anunciação da; Oliveira, Iris Verena Santos de; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Rego, Adriano Eysen; Souza, Heron Ferreira
    Este trabalho tem por objeto de estudo minhas narrativas de vida e de formação como professora Negra da Roça. Estabeleço por objetivo geral compreender quais sentidos de formação são construídos a partir dos entrelaçamentos entre vida e profissão. Assim, tenho por objetivos específicos: i) narrar, na perspectiva da escuta sensível, a existência, enquanto mulher, negra, agricultora, da roça, explicitando os saberes experienciais e experiências formativas que se entrelaçam; e ii) interpretar criticamente a história de vida, episódios, vivências, experiências que marcaram o processo de tomada de consciência de mim, o produzir a vida (i)materialmente e as implicações à docência. Defini como questão de pesquisa o seguinte questionamento: quais sentidos de formação são construídos como professora Negra da Roça, a partir dos entrelaçamentos entre vida e docência? A natureza do estudo dá-se a partir da metodologia (auto)biográfica, alicerçada na estratégia investigativa das histórias de vida, de abordagem autoetnográfica e ancorada na filiação epistemológica hermenêutica-fenomenológica. Utilizo o dispositivo memorial de vida e formação, como intervenção/produto, apresentando-o como um dispositivo teórico e formativo, que poderá ser utilizado em espaços-tempos na formação continuada de professoras(es), como mobilizador/fomentador de diálogos-problematizadores sobre os sentidos de ser professoras(es)/educadoras(es) negras(os) da/na roça. No memorial, faço o anúncio do resultado do exercício de experimentação da curiosidade epistemológica, pelas veredas da contextualização, diálogo de saberes, calcado numa enunciação poética do meu repertório pessoal, profissional, histórico, político, cultural, agroecológico, econômico, geográfico, social, antropológico, artístico, linguístico, formativo, existencial e filosófico baseado numa educação centrada na ética da vida, na formação crítica e antirracista, o produto singular desse movimento vivido.
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    Formação Permanente de Professores e Mediação Pedagógica com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
    (2021-07-17) Carneiro, Anderson dos Santos
    Esta dissertação, tendo como objeto de estudo o curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais (UPTE)” (BAHIA, 2017), discute sobre a formação permanente de professores para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na mediação do ensino e da aprendizagem, em sala de aula. Tematiza, ainda, sobre a realização de processos formativos que tenham como base epistemológica a racionalidade comunicativa e a construção de inteligência coletiva. A pesquisa tem como geradora de reflexões a seguinte problemática: como as ações formativas desenvolvidas pelo UPTE contribuíram para a formação permanente do professor para a utilização das TIC na mediação pedagógica, fomentando a construção da inteligência coletiva, a partir da racionalidade comunicativa? Em face da necessidade de resposta para esse questionamento, foi traçado o seguinte objetivo geral: refletir sobre as contribuições advindas da formação realizada pelo curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais (UPTE)”, a partir de reflexões fomentadas pelos professores-cursistas, e suas imbricações na mediação pedagógica e no fomento à inteligência coletiva construída por uma racionalidade comunicativa. Com um caráter interventivo, o perfil metodológico é de um estudo qualitativo com enfoque colaborativo, realizado no Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP SEMIÁRIDO), localizado na cidade de São Domingos/BA, com a colaboração de dezessete coconstrutores. Os dispositivos de pesquisa utilizados foram: questionário on-line; grupo de discussão; App-diário on-line de pesquisa; plataforma on-line de pesquisa e formação; software Nvivo. A análise e a interpretação das informações, construídas no processo de pesquisa, foram realizadas a partir da análise de conteúdo. As discussões e reflexões tiveram por alicerce as seguintes concepções teóricas: formação permanente de professores; TIC e mediação pedagógica; práxis pedagógica; inteligência coletiva; e racionalidade comunicativa. Como produto, concebeu-se uma matriz dialógico-reflexiva para a formação permanente de professores e o uso das TIC em sala de aula na escola locus. Com o estudo, inferimos que o UPTE pouco reverberou para a construção de uma prática de formação permanente dos professores em relação ao uso das TIC na mediação pedagógica, enquanto processo interativo e comunicativo de ensino e de aprendizagem. Percebeu-se, ainda, que os sujeitos participantes identificam o caráter eminentemente técnico-instrumental do curso, em detrimento da construção de ações pedagógicas interativo-dialógicas, a partir das TIC. As discussões e reflexões notabilizaram, também, os movimentos de práxis dos coconstrutores (professores) e o quanto os partícipes estão engajados em suas respectivas formações permanentes, objetivando possibilidades reais de acionamento das TIC, em sala de aula, para mediar o ensino e a aprendizagem.
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    A arte-educação nos processos formativos de crianças e adolescentes na opa em Senhor do Bonfim – BA
    (2019-07-25) Araújo, Jaqueline Oliveira
    Trata-se de uma pesquisa que propõe uma reflexão acerca da Organização de Pesquisa e Prática em Artes Zé da Almerinda (OPA), uma Organização Não Governamental (ONG), que fica situada no distrito de Igara, a 11 km do município de Senhor do Bonfim – BA. Espaço não formal de educação, que realiza atividades que envolvem várias formas artísticas (Dança, Teatro, Literatura e Música), com o intuito de colaborar para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. Dessa maneira, possibilita que os alunos e as alunas, a partir dessas vivências, tornem-se sujeitos críticos, reflexivos, sensíveis e protagonistas na sociedade na qual estão inseridos. A implicação desta pesquisa foi analisar a trajetória e vivências dos (as) professores (as) diante das práticas de arte-educação, na perspectiva da educação do sensível, realizadas pela OPA e investigar de que forma estas vivências reverberam nos processos formativos dos (as) envolvidos (as). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa e método de investigação colaborativo com inspiração no estudo de caso. Para a construção dos dados foram organizadas sessões reflexivas e entrevistas semiestruturadas com os (as) professores (as) da ONG – sendo eles (as) ex-alunos (as) da instituição. Para interpretação dos dados utilizamos a análise do conteúdo na perspectiva de Bardin (2009). É uma pesquisa de característica multirreferencial por reconhecermos a complexidade e a ambivalência do lócus pesquisado. Este estudo ancora-se, teoricamente, na arte-educação como aponta Duarte Júnior (1988; 2000; 2012), em processos formativos, de acordo com Freire (1993; 1996; 2004) e na análise dos dados discutimos com Maffesoli (1996; 1998; 2010) na busca da compreensão sobre o ser da socialidade que compõe a OPA. Fruto dos dados da pesquisa e na busca do agir colaborativo, fizemos um levantamento sobre a necessidade de realizar formações com os (as) envolvidos (as) com a instituição e a partir das “vozes” que emergiram no caminhar da pesquisa. Nessa perspectiva, construímos a proposta Piloto em diálogo com os (as) participantes da pesquisa para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da OPA, onde buscaremos organizar as atividades realizadas pela instituição, promovendo formações e parcerias que possam colaborar com o fortalecimento da rede e contribuir com as demandas existentes na ONG. Dessa forma, buscamos firmar parcerias com instituições já existentes nas esferas federal, estadual e municipal (CRAS, CREAS, Juizado de Menores, Secretarias de: Saúde; Assistência Social; Educação, Cultura e Esporte, dentre outras) para que elas possam tornar-se possíveis colaboradores e coparticipantes da OPA.
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    Práticas de multiletramentos e formação docente: aplicativos pedagógicos na potencialização da leitura e da produção textual
    (2019-07-19) Xavier, Heráclito Santos Martins
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar, no contexto da formação continuada de professores dos anos finais do Ensino Fundamental, a possibilidade de se desenvolver práticas multiletradas na sala de aula, a partir de aplicativos pedagógicos. A questão que impulsionou este estudo foi: que práticas multiletradas os professores dos anos finais do Ensino Fundamental poderão desenvolver com seus alunos a partir da produção de aplicativos pedagógicos? Trata-se de um estudo que propõe reflexões sobre multiletramentos, ampliados pelas tecnologias digitais, e a formação docente, com foco na autoria, constituída a partir da leitura e da produção de textos multimodais e multissemióticos em aplicativos pedagógicos, no contexto da Educação Básica. Assim, esta pesquisa demanda a reflexão das seguintes categorias teóricas: letramentos (STREET, 2014; KLEIMAN, 2007; SOARES, 2004; COSCARELLI, 2016); multiletramentos e pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012; 2015); letramentos hipermidiáticos (SIGNORINI, 2011, SANTAELLA, 2003; XAVIER, 2005); multimodalidade e multissemiose (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010; RIBEIRO, 2016; COSCARELLI, 2016); aplicativos pedagógicos (TAROUCO, 2014; PRETTO, 2018) e formação docente (NÓVOA, 2009; TARDIF, 2014; CANDAU, 1997; BUZATO, 2006). Como abordagem metodológica, optamos pela pesquisa qualitativa colaborativa, através da mediação do pesquisador que constrói o percurso com os sujeitos (IBIAPINA, 2008), estabelecendo, constantemente, a relação entre teoria e prática. A relevância desta proposta está no fato de que os sujeitos assumem o lugar de produtores e colaboradores de conhecimentos hibridizados, multimodais e multissemióticos, ao fazerem uso de múltiplas linguagens, possibilitadas pelas tecnologias digitais, que trazem, na essência da interação e colaboração, a face dinâmica dessa nova era. Com a pesquisa concluída, constatamos que os sujeitos, ao refletir sobre suas práticas, vislumbraram a possibilidade de transformá-las a partir das contribuições teórico-metodológicas da pedagogia dos multiletramentos. Com base nos discursos analisados, observamos que os sujeitos utilizaram, para criar os aplicativos, pressupostos dos letramentos e dos multiletramentos no contexto do Programa Educação Conectada. Os resultados permitiram concluir que os professores são capazes de criar aplicativos, de modo colaborativo e autoral, com vistas a potencializar suas ações pedagógicas na sala de aula, o que poderá propiciar aos estudantes criarem textos multimodais e multissemióticos, também de forma colaborativa e autoral. Um dos requisitos para a conclusão do Mestrado Profissional é a apresentação, ao final do curso, de um produto. Assim, o produto desta pesquisa materializa-se em um Manual de Criação de Aplicativos Pedagógicos (Apêndice E) o qual posteriormente será transformado em um e-book para ser compartilhado livremente na Internet.
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    Organização do trabalho pedagógico e o trato com a diversidade na escola pública: uma proposta de gestão escolar.
    (2019-06-19) Santos Júnior, Paulo Antônio dos
    A partir de nossa concreta experiência enquanto diretor em uma escola pública no território do sisal, no semiárido baiano, levantamos a seguinte problema: concebendo a organização do trabalho pedagógico em sua totalidade e do que está posto no cotidiano escolar, quais são as possibilidades da gestão democrática contribuir para o trato com a diversidade na escola pública, com vistas à superação de preconceitos e discriminação no ambiente escolar? Partindo da hipótese de que a radicalização democrática é condição necessária para o trato com a diversidade na escola pública, o objetivo geral foi identificar as possibilidades da gestão democrática, contribuir para o trato com a diversidade na escola pública com vistas à superação de preconceitos e discriminação. Em nossa revisão bibliográfica, nos pautamos na ontologia lukácsiana e na categoria trabalho para buscar uma concepção de administração que pudesse contribuir para a explicitação da generidade humana na organização do trabalho pedagógico e, dessa forma, orientar o processo de administração/gestão do tempo e do espaço escolar na direção do desenvolvimento humano. Nessa perspectiva, concebemos a democracia como condição para a diversidade, da mesma forma que colocamos a educação como mediação para a criação de uma cultura democrática, a partir da qual se possa garantir a constituição de sujeitos mediante a afirmação das diversas subjetividades que se relacionam no processo educacional, cuja síntese é a formação de personalidades humano-históricas. A metodologia de pesquisa está ancorada nos pressupostos da pesquisa-ação, uma vez que à luz dessa perspectiva pudemos vislumbrar a alteração da realidade investigada com o envolvimento dos sujeitos que nela estão inseridos. Não obstante, buscamos articulá-los com os parâmetros teórico-metodológicos do materialismo histórico e dialético. No desenvolvimento das ações em nossa intervenção, a partir de um questionário pudemos constatar um alto índice de situações envolvendo preconceito e/ou discriminação na escola. No grupo focal composto por membros da comunidade escolar, problematizamos o preconceito e a discriminação, bem como o papel da escola para a sua superação, em que os participantes tiveram liberdade para expor o seu pensamento e a sua opinião sobre o objeto da discussão. Na semana pedagógica, apresentamos aos professores e para gestão escolar os dados parciais de nossa pesquisa referentes às situações envolvendo preconceito e/ou discriminação na escola. Após tomar conhecimento dos altos índices de situações envolvendo o preconceito e/ou discriminação na escola, o coletivo docente e a direção da escola em parceria com o pesquisador se mobilizaram para elaborar ações com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar acerca da necessidade de combater o preconceito e a discriminação na escola. Dessa forma, foram realizadas duas atividades com a proposta de problematizar a diversidade junto à comunidade escolar, no contexto da pesquisa. Com base na discussão teórica e nas ações desenvolvidas na escola que foi campo de nossa pesquisa, propomos um plano de gestão voltado para o trato com a diversidade na escola pública. Nossas considerações acerca do estudo realizado é de que a autoridade democrática, enquanto processo radical de democracia na escola, constituísse em uma concreta possibilidade para o trato com a diversidade na escola pública, confirmando, pois, a hipótese do nosso estudo.