Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)

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    Formação em direitos humanos na educação de Jovens e adultos como meio para o exercício da cidadania
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-11-24) Santos, Marcos Marcilio Eça; Ferreira, Erica Valeria Alves; Vinal Junior, Jose Veiga; Laffin, Maria Hermínia Laje Fernandes
    O trabalho busca a elaboração de uma formação em Direitos Humanos para ser empreendida na rede municipal escolar de Camaçari, para os professores, incluindo os docentes da EJA com mediação da UNEB/Campus XIX, por intermédio de um curso de extensão. O objetivo desta pesquisa é identificar e elencar os elementos necessários para realizar uma formação em Direitos Humanos. O produto final da pesquisa é colocar à disposição da rede municipal escolar de Camaçari uma formação em Direitos Humanos por intermédio da UNEB/Campus XIX, com uma extensão. A questão de investigação é: Quais os parâmetros teóricos e didáticos a serem utilizados na construção de uma formação em Direitos Humanos para os professores da rede municipal de ensino de Camaçari? Uma formação de docentes da rede municipal escolar de Camaçari possibilita levar conhecimentos de Direitos Humanos ao ambiente acadêmico na rede municipal. Explanação da origem dos Direitos Humanos e sua evolução no âmbito mundial. A intersecção entre a EJA e os Direitos Humanos com a evolução histórica da EJA no Brasil. Disciplinas que no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos que efetivamente realizaram a relação da EJA com os Direitos Humanos. A pesquisa realizada quanto ao procedimento é bibliográfica, quanto a abordagem é qualitativa e aos objetivos é explicativa. A formação é composta de seis oficinas, com conteúdo elaborado com os subsídios da pesquisa. Um curso de formação em Direitos Humanos é a possibilidade de transformar a vida das pessoas para um novo patamar de conhecimento e efetivação de direitos que são inerentes ao ser humano e que necessitam ser exercidos e exigidos na sua integralidade.
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    Formação docente e EJA: significados e consolidações de saberes no contexto da Escola Hospitalar em Salvador/BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-03) Lopes, Irami Santos; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Vinal Junior, Jose Veiga; Almeida, Carla Verônica Albuquerque; Silva, Maria Celeste Ramos da
    O presente estudo aborda em sua temática a formação de cinco professoras que atuam na Escola Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, localizada em Salvador-BA, com estudantes do ambiente de classe hospitalar ofertado em hospitais e clínicas médicas em tratamento renal crônico, os/as quais estão matriculados/as na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse percurso investigativo emergiu o seguinte problema: quais saberes são significados pelas professoras no processo da formação docente para EJA, e quais as consolidações evidenciadas na prática pedagógica para o contexto da escola hospitalar em Salvador? O objetivo geral consistiu em compreender os significados dos saberes para a formação docente e as consolidações na prática pedagógica a partir das impressões das professoras que atuam na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) do contexto da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, de Salvador-BA. Os objetivos específicos buscaram: a) descrever os cenários do processo histórico e político que definiram a configuração da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce; b) interpretar os significados dos saberes docentes e as consolidações da prática pedagógica construídos para formação na EJA das professoras que trabalham na Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce; c) construir, de forma colaborativa com as professoras, um plano de ação de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para fortalecer o debate sobre os saberes da formação docente na EJA da Escola Hospitalar e Domiciliar. O desenho metodológico se constituiu por meio da pesquisa qualitativa, sendo inspirada na pesquisa narrativa, com aporte teórico em Souza (2008), Delory-Momberger (2008), Josso (2004), Gil (2008), e Macedo (2010). Para a produção de dados foram utilizados questionário e entrevista narrativa. A fundamentação teórica esteve pautada nas discussões sobre Formação Docente, a partir dos estudos de Tardif (2020), Dantas (2019), Imbernóm (2011), Macedo (2002) e Freire (1996); sobre Educação de Jovens e Adultos, foram utilizados os estudos de Santos (2014), Dantas (2012), Freire (2005) e Paiva (1997), e o debate sobre a Escola Hospitalar foi pautado nos estudos de Menezes, Nascimento e Lozza (2018), Matos e Muggiati (2009), Fonseca (2008) e Reiner-Rosenberg (2003). O produto do processo desta pesquisa se apresenta como um plano de ação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tendo como base teórica pesquisas de Allan (2015), Santaella (2008) e Hetkowsky e Lima Jr (2006). A pesquisa visou a concepção de uma via de reflexão sobre a EJA, bem como se constituiu em um espaço para o debate sobre os significados dos saberes da formação docente e as consolidações a favor da prática pedagogica no contexto.
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    As lives como processo formativo no PROEJA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-18) Pinho, Ivã Carlos de; Santos, Jocenildes Zacarias; Ferreira, Maria Conceição Alves; Sousa, Karine Freitas
    A presente pesquisa buscou a análise de como a aprendizagem por meio das redes sociais, no contexto pandêmico, pôde contribuir para a formação dos discentes, com o intuito de refletir sobre o processo formativo dos estudantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adul tos) do Centro Educacional Edgard Santos, situado no bairro do Garcia, na cidade de Salva dor-Bahia. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender como as lives potencializam a aprendizagem dos estudantes do PROEJA, além de analisar as possíveis influências no pro cesso ensino-aprendizagem e identificar suas potencialidades para a aprendizagem por meio dos ambientes digitais, a partir de processos formativos. Este estudo buscou também, promo ver diferentes formas de atividades educacionais e sociais, por meio da produção e desenvol vimento das lives, compreendendo a potência do virtual na contemporaneidade, uma vez que as mudanças culturais ocorrem a todo o momento. O diálogo com os pesquisadores Lévy (1999), Hetkowski (2016; 2020), Pretto (2011; 2020), Santos (2009; 2021), Arroyo (2002), Castells (2003); Di Pierro (2010); Recuero (2009; 2012) entre outros oportunizou a ampliação do conhecimento nas áreas de estudo exploradas. Os procedimentos metodológicos basea ram-se numa abordagem qualitativa, já que o objeto de estudo nasceu das relações sociais, mais precisamente àquelas construídas no contexto da educação escolar. A pesquisa apoiou-se na natureza exploratória, descritiva e explicativa seguindo os pressupostos de Gil (2008), en tretanto também percorreu caminhos de intervenção, pautados em Barbier (2007). O desenho de estudo seguiu a pesquisa aplicada em Educação, conforme propõe Gerhardt e Silveira (2009), Villaça (2010), Gil (2008) e Hetkowski (2016). As análises refletem que todo o per curso da pesquisa colaborou para a escuta, o diálogo e a partilha. As lives desenvolvidas entre os meses de outubro e novembro de 2022 favoreceram para a reelaboração dos sentidos, da reflexão e recriação das relações. Desta forma, os resultados finais apontam que promover encontros on line, pode ser um caminho para disseminação e ressignificação do conhecimento atrelado às práticas pedagógicas. Acredita-se que as experiências vivenciadas a partir das a ções no campo empírico contribuíram para produção de saberes e significados da própria exis tência social dos sujeitos partícipes.
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    Do chão da escola á casa do professor: um estudo entre o currículo prescrito e o vivido para a prática pedagógica da EJA na Escola Municipal Senador Júlio César Leite em Estância Sergipe
    (2022-09-16) Silva, Ivoneide Cardeal da; Faria, Edite Maria da Silva de; Vinal Junior, José Veiga; Eugênio, Benedito Gonçalves
    O presente estudo é uma análise da temática as Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as práticas pedagógicas construídas na escola, no viés entre o que é prescrito e o que é vivido. O objetivo geral foi identificar as possibilidades de construção de uma formação continuada para educadores da EJA em Estância, Sergipe, na perspectiva de currículo vivido e identidade cultural estanciana. Os objetivos específicos são: apontar as construções curriculares para EJA no município de Estância, Sergipe após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacar práticas pedagógicas vivenciadas no chão da escola na perspectiva do currículo vivido e elencar elementos para a formação continuada de educadores da EJA para a Casa do Professor, um espaço coletivo de estudo. Esta pesquisa teve como lócus de estudo a Escola Municipal Senador Júlio César Leite, tendo por pesquisados os educadores que ensinam na EJA, no turno noturno. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para o desenvolvimento da investigação, optamos pela abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de campo e utilizamos como instrumentos de produção de dados e informações, a análise documental, um roteiro de entrevista com questionários semiestruturados e uma roda de conversa. Como produto final, propomos uma formação continuada para professores da EJA através de ciclos formativos, com temas geradores partindo das proposições indicadas pelos sujeitos pesquisados, e para consolidar o ciclo propomos a produção coletiva de um almanaque intitulado: “A EJA na Capital Brasileira do Barco de Fogo”.
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    Uso das tecnologias digitais nas salas de aula da EJA, com o desenvolvimento do aplicativo texteja
    (2022-04-05) Costa, Danielle Sobral Porto; Santos, Jocenildes Zacarias; Cunha Junior, Dirley da Cunha; Ferreira, Maria da Conceição Alves
    A presente pesquisa versa sobre a importância do uso das tecnologias digitais nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos nas escolas da Rede Municipal de Salvador. Nesta perspectiva, a partir do problema norteador, como as tecnologias digitais podem potencializar a aprendizagem nas salas de aula da EJA, mediados pelos educadores, investigamos se a aplicação das tecnologias digitais, de forma planejada pelos docentes nas escolas municipais de Salvador podem contribuir para uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa por ser um campo transdisciplinar que envolve as Ciências Humanas e Sociais, desmembrando-se na pesquisa participante, como procedimento metodológico. Buscando responder a esse questionamento, o estudo teve como objetivo geral: analisar a necessidade de utilizar as tecnologias digitais com apoio de aplicativos nas salas de aula da EJA das escolas municipais de Salvador visando inovar e potencializar processo de ensinoaprendizagem. Como objetivos específicos foram propostos: analisar a situação do uso das tecnologias por parte dos professores e educandos da EJA, visando a integração das tecnologias móveis nas salas de aula; explorar aplicativos gratuitos disponíveis nas plataformas on-line com a participação dos membros da pesquisa; desenvolver um software com a colaboração dos partícipes da pesquisa. A pesquisa possibilitou a construção de caminhos possíveis para atender aspectos educacionais inerentes à transformação digital na contemporaneidade, circundada pelas conexões tecnológicas e desenvolvimento de aprendizagens alinhadas com as tecnologias digitais. Neste processo investigativo, realizamos, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica com o propósito de dialogar com os autores que corroboram com o processo da inovação digital, a fim de contribuir para que discentes e docentes da EJA participem do mundo digital, não apenas como receptores de informações, mas como produtores de conhecimento. Como resultados obtidos, a pesquisa revela que é possível utilizar as tecnologias digitais na práxis da EJA, mediante incentivo da rede municipal de Salvador viabilizando formação continuada específicas para a EJA e atualização do corpo docente, disponibilizando estrutura física e técnica eficazes e, sobretudo, fomentando políticas públicas que atenuem a desigualdade social e fomente o acesso à escola e aprendizagem aos estudantes da EJA. É relevante entender que a aplicação da tecnologia digital precisa ser compreendida para além da instrumentalização, alicerçada ao contexto de funções equalizadoras, atendendo às necessidades reais desses estudantes, numa percepção de inclusão social e do paradigma da aprendizagem ao longo da vida. Assim, conclui-se que a aplicação da pesquisa participante, mediante a realização dos encontros de grupo focal promoveu impactos positivos abarcando as dimensões da aprendizagem, da inclusão social e digital, validando a potência dos estudantes e educadores da EJA.