Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 312
  • Item
    A mediação da coordenação pedagógica na formação em exercício de professores no uso das TDIC
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-19) Cordeiro, Mariana dos Santos Nunes; Sales, Marcea Andrade; Santos , Elzicleia Tavares dos; Almeida, Veronica Domingues
    A pandemia da COVID-19 catalisou, em anos, os debates sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas à educação. Com as discussões e reflexões sobre o como o professor pode usar as TDIC nas instituições de ensino na pandemia, e pensando no contexto pós-pandemia, percebe-se que é viável adiar os seus uso na prática pedagógica. Tendo em vista a atribuição da Coordenação Pedagógica na formação em exercício de professores, interrogo: Como o Coordenador Pedagógico pode, em suas atribuições, mediar a formação em exercício de professores da rede pública de ensino, no que diz respeito à fluência digital no uso das TDIC como estruturante da prática pedagógica? Assim, esta pesquisa tem como objetivo maior problematizar a formação em exercício de professor para o uso das tecnologias digitais da informação, destacando o papel da Coordenação Pedagógica na mediação desse processo. Para isto, dialogamos com autores, entre eles: André (2012; 2016), Gatti (2010; 2011; 2014; 2019; 2022), Imbernón (2011; 2015; 2022) e Nóvoa (1992; 2013; 2017; 2022), para discutir a formação do professor; Almeida (2001; 2009; 2011), Placco (2001; 2009; 2010; 2011), Souza (2011), para subsidiar o estudo em relação às contribuições do Coordenador Pedagógico para formação em exercício na escola; Moran (2012; 2013), Kensky (2007), Presnky (2009; 2001), Santaella (2020) e UNESCO (2023), sobre o ensino na era digital; e Pretto (2015; 2023) para fundamentar o uso das tecnologias como estruturante da prática pedagógica. Além disto, foram estudados Documentos da Rede Municipal de Educação de Salvador (SMED; 2006; 2008; 2012) para identificar o papel do Coordenador da rede em particular, sua atribuição para a formação em exercício de professores. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e, ante aos procedimentos metodológicos classificam-se como exploratório e descritivo, dialogando com o problema proposto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com Coordenadores Pedagógicos dos anos finais da rede pública ensino para a produção de dados. O resultado da pesquisa mostra que os Coordenadores Pedagógicos reconhecem suas atribuições; dentre elas, a de formador, a qual é necessário intensificar. Em relação ao uso das TDIC, os entrevistados relatam que precisam se apropriar para contribuir para a formação de professores. Relatam, também, que a Secretaria de Educação do município, após o fim do estado de emergência sanitária imposto pela pandemia, não contribuiu com formações para as tecnologias digitais. Diante dos achados, a expectativa é de contribuir com a Rede Municipal de Educação de Salvador e do Estado da Bahia para repensar a formação em exercício de professores, tendo em vista a necessidade de ressignificar os processos de treinamento de habilidades e técnicas, voltando-se para o entendimento deles como espaços para repensar suas práticas, partilhar saberes e construir novos conhecimentos. Cumpre destacar que o estudo aponta, ainda que não é responsabilidade exclusiva do Coordenador Pedagógico a formação em exercício de professores e que a Secretaria da Educação tem que assumir o compromisso de contribuir para a (auto)formação, tanto dos coordenadores pedagógicos como dos professores.
  • Item
    O processo de registro acadêmico no sistema utilizado pela Universidade do Estado da Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-27) Teixeira, Maurício Charmite; Novaes, Ivan Luiz; Pimenta, Lídia Boaventura; Rehem, Faní Quitéria
    Este trabalho investiga o processo de registro de informações acadêmicas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com foco na identificação da ocorrência de inconsistências em alguns registros e nos possíveis reflexos provocados pela ausência de dados acadêmicos confiáveis para a Instituição. A Secretaria Geral de Cursos da UNEB é responsável por sistematizar, gerenciar, monitorar, controlar e avaliar os registros acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, no entanto, a gestão de uma estrutura acadêmica diversa, com vários campi e unidades, apresenta desafios na manutenção de dados consistentes e confiáveis. Registros acadêmicos inconsistentes podem dificultar a tomada de decisões, o acesso a informações precisas sobre a situação acadêmica dos estudantes além de poder prejudicar o cumprimento de requisitos governamentais definidos pela legislação. Alcançar a consistência dos registros acadêmicos é crucial para uma gestão universitária eficaz. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de mecanismos para orientar os usuários responsáveis pela inserção de dados acadêmicos no sistema, a fim de mitigar o surgimento dessas inconsistências. Um dos mecanismos propostos é o desenvolvimento de uma cartilha, que seja capaz de fornecer orientações sobre os procedimentos de registro de dados acadêmicos. O resultado esperado da implementação desse mecanismo é a diminuição do surgimento de inconsistências nos dados acadêmicos.
  • Item
    Desenvolvimento de competências em informação para o uso da biblioteca na Unilab Campus dos Malês
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-13) Anjos, Bruno Batista dos; Pimenta, Lídia Boaventura; Hetkowski, Tânia Maria; Santos, Bruna Bomfim Lessa dos
    Este estudo tem como objetivo geral investigar o processo de apropriação das competências em informação perante a utilização de bibliotecas universitárias e suas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), para o acesso ao conhecimento pelos estudantes de graduação presencial da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês. Os aportes teóricos versam sobre o uso das TDICs nas universidades, bem como sobre o papel da biblioteca universitária para a apropriação da informação por seus usuários e as competências em informação necessárias para o uso da biblioteca e seus recursos digitais. A metodologia consistiu em um estudo de caso, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa por meio da triangulação de dados. Os resultados dessa pesquisa permitiram elaborar o diagnóstico composto pelo perfil de competência em informação dos estudantes de graduação da Unilab Campus dos Malês, mostrando que o desenvolvimento dessas competências ocorre de forma plena, porém com dificuldades no manuseio de fontes de informação como bases de dados e na apropriação das competências em informação como um todo. A estruturação física das TDICs no campus contempla as necessidades básicas da comunidade discente, mas carece de maiores orientações quanto ao uso delas e não oferece um canal de comunicação mais direto com os setores envolvidos. Já a biblioteca da Universidade, que funciona através de um Sistema de Bibliotecas, fornece diversos serviços de disseminação da informação, necessitando de uma melhor organização dessas informações e da promoção de maiores conteúdos instrucionais para os estudantes. Estes resultados poderão ajudar a gestão da universidade nas suas tomadas de decisões perante as necessidades informacionais do corpo discente, além de elucidar a importância dos temas discutidos para a sociedade e para as comunidades científicas.
  • Item
    Curso de Sociocomunicação Audiovisual (Manual-Guia)
    (2024-01-18) Vaillant Valdes, Alejandro
    Bem-vindo ao Curso de Sociocomunicação Audiovisual (SOA), pensado para alunos do ensino fundamental II e médio. O Curso e este manual-guia são o resultado do projeto de pesquisa “Sociocomunicação Audiovisual: construindo métodos e práticas para uma educação emancipadora”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas á Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A intenção do autor é dar continuidade a este projeto, tanto na sua dimensão acadêmica, através da pesquisa integrada e contínua, quanto na sua dimensão pedagógica e socioeducativa, através do suporte aos educadores para conduzir o Curso SOA. Neste sentido, a continuidade se dará através de um desenvolvimento progressivo do produto e seus elementos facilitadores para pesquisadores, educadores e escolas.
  • Item
    Sociocomunicação audiovisual: métodos e práticas para uma educação emancipadora
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-01-18) Vaillant Valdes , Alejandro; Souza , André Luiz da Silva; Andrade, Dídima Maria de Mello; Almeida, Djalma Fiúza; Canesso, Natacha Stefanni
    A pesquisa desenvolve e implementa um curso escolar denominado “Sociocomunicação Audiovisual”, e investiga seus impactos ao longo de três trimestres, em dois grupos de quinze alunos com idades entre onze e dezessete anos, matriculados no Colégio Estadual Luís Viana, no bairro de Brotas, Salvador/BA. O curso apresenta a Sociocomunicação como um espaço-processo coletivo de discussão, criação, produção e divulgação de vivências e conhecimento objetivo sobre as questões sociais. As atividades estão configuradas a partir da perspectiva emancipadora e propõem ao educando refletir acerca da realidade social, exercitar o pensamento crítico-científico e vivenciar o trabalho em conjunto como algo significativo. Assim, o curso privilegia a construção de conteúdo conceitual acima das questões operativas e estéticas. De modo geral, a pesquisa tenta responder “quais são os benefícios deste tipo de práticas socioeducativas e seus impactos no desenvolvimento do educando?”. O referencial teórico que norteia esta investigação é formado pela Pedagogia Crítica (FREIRE, 1985; GIROUX, 1997; SAVIANI, 2008); a Educomunicação (DEMO, 1985; SOARES, 2011; KAPLÚN, 1998); a Comunicação (HABERMAS, 2006; HALL, 2016; CHOMSKY, 2008; VERÓN, 2013; WATZSLAWICK, 1991); e a Psicanálise (FREUD, 2010; LACAN, 1975; KANDEL, 2019). Trata-se de uma pesquisa aplicada, de tipo qualitativa, também com fins descritivos, que utiliza a observação participante, entrevistas semi-estruturadas, questionários, e uma análise interpretativa-dialética como método condutor. Em relação à condução do curso se utilizam métodos e práticas apoiadas na relação dialógica, nas artes como síntese pensamento-emoção, e na experiência crítico-vivencial na perspectiva sócio-construtivista. Como resultado a pesquisa se propõe produzir: (a) um manual-guia para educadores conduzirem o Curso SOA; (b) referências sobre o avanço cognitivo-intelectual operado através de certas práticas socioeducativas; (c) fundamentos teórico-metodológicos que viabilizem a construção de novas práticas emancipadoras; (d) materiais audiovisuais que ilustrem o processo de pesquisa e os benefícios da ação pedagógica.