ALTERNATIVA E AMPLIADA: Artes da comunicação na formação de professores, um memorial

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Data
2020
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Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso, intitulado “ALTERNATIVA E AMPLIADA: Artes da comunicação na formação de professores, um memorial”, narra os percursos da minha trajetória acadêmica realizada no Departamento de Ciências Humanas (DCH-IV), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), rememorando os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizados. Dentre os temas, destaca-se o ensino de língua estrangeira em diálogo com conceitos de comunicação, para além da fala, entrelaçado ao debate sobre inclusão educacional de pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contextos da escola regular. Assim, o presente trabalho está organizado em 5 capítulos: no primeiro capítulo, “Introdução”, partilha-se as vivências e caminhos que guiaram a autora como professora em formação e pesquisadora na graduação; no segundo capítulo, intitulado “Percursos Metodológicos” , apresenta-se os pressupostos que sustentam o desenvolvimento e escrita desse memorial; no terceiro capítulo, intitulado “A arte de ensinar: um passeio pelos bosques da educação” discorre-se sobre os estágios curriculares supervisionados e a sua importância na formação da identidade docente; no quarto capítulo, intitulado “A arte de pesquisar: Ações Afirmativas (PROAF)”, aponta-se como foi o percurso da autora como pesquisadora PROAF e as contribuições do Programa Afirmativa na formação do professor pesquisador; no quinto e último capítulo, intitulado “Considerações Finais” , apresenta-se um resumo mediante reflexão dos caminhos percorridos, pensando a minha formação docente como um caminho contínuo, em construção. Como referencial teórico utilizamos: Candau (2012), na perspectiva da educação na diversidade; Bersch (2017), sobre o conceito de Tecnologia Assistiva; Deliberato (2017), a respeito da Comunicação Alternativa e Ampliada como recurso para aquisição de competências comunicacionais; Figueiredo (2008), Pimentel (2012), para abordar formação de professores na perspectiva da educação inclusiva; Novóa (2017), sobre os possíveis caminhos para repensar a formação de professores; Lopes (2018), Zanolla (2012), sobre mediação, o papel do mediador e sua importância na escola regular inclusiva, entre outros.


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Palavras-chave
Formação Inicial de Professores, Inclusão Educacional, Comunicação Alternativa e Ampliada, Tecnologia Assistiva
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