Letramento Literário: a (in) visibilidade da literatura de contexto periférico e local para a formação de leitor na EJA

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2020
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Resumo

A literatura de contexto periférico, aqui denominada de literatura marginal periférica, relaciona-se com a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) por se configurar como um fenômeno literário capaz de levar o aluno a criar enfrentamentos às tramas que atravessam sua realidade. Nesse sentido, o objetivo maior da presente pesquisa é compreender como o letramento literário é abordado no tempo formativo III, eixo VI, EJA, e, mais especificamente, se os gêneros da literatura marginal periférica e do contexto periférico local aparecem nas práticas educativas dos professores no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro (CEDBC), no turno noturno, no município de Jacobina/BA, com o intuito de perceber sua relevância para a formação leitora dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação, tendo como dispositivos de construção de dados: a entrevista semiestruturada, os círculos de leitura e o caso de ensino. As etapas da pesquisa foram organizadas ao longo do processo, considerando a colaboração entre a pesquisadora e os professores, de forma a construir uma proposta de intervenção da pesquisa como resultado/produto final, ou seja, os círculos de leitura a serem desenvolvidos com os alunos no lócus. É o professor que está no centro do processo desta pesquisa, visto que é ele que compartilha ações com os alunos. Como procedimento de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016). No campo teórico, retomamos os Estudos Culturais, por compreender as múltiplas facetas da escrita, leitura, oralidade e outras semioses, como construções culturais, levando em consideração suas relações com as concepções de poder, e o Letramento Literário, por entender a leitura e a literatura como bases para a produção de significados, numa perspectiva reflexiva sobre experiências cotidianas e modos de ser e estar no mundo, passando da mera apropriação de habilidades cognitivas para a condição de leitor crítico. Os principais conceitos são fundamentados em Street (2006, 2014, 2018), que discute os Novos Estudos de Letramento, a fim de pensar a leitura/escrita em contextos sociais. Abordamos os letramentos e a experiência literária como caminho para a formação de leitores (COSSON, 2018; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009, 2012; YUNES, 2003), compreendendo a literatura produzida em contextos periféricos como expressão cultural, que traz à tona produções artísticas de periferias e favelas, dada a necessidade de circulação na escola e em outros espaços (GONÇALVES, 2016; NASCIMENTO, 2006). Os resultados apontam que a literatura marginal periférica não está sendo abordada no CEDBC; contudo, a experiência exitosa dos círculos de leitura com os colaboradores tornou notório que os professores estão interessados e se mostram mobilizados por discussões teóricas e projetos como ponto importante para toda essa movimentação cultural. Constatou-se, também, que o letramento literário acontece a partir de práticas educativas individuais orientadas por textos dados pela tradição e que a EJA é marcada por lacunas na formação em exercício para a capacitação e atuação dos professores.


Descrição
Palavras-chave
Letramento literário, Literatura marginal periférica, Educação de Jovens e Adultos, Práticas educativas
Citação
DEUS, Adailce Celestina. Letramento literário: a (in)visibilidade da literatura de contexto periférico e local para a formação de leitor na eja. Orientadora: Prof. Drª. Denise Dias de Carvalho Sousa. 2020. 170f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2020.