Os desafios de inclusão da pessoa com surdez na escola

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-07-31
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

No atual contexto educacional, as discussões sobre educação inclusiva ganha um significativo espaço social e acadêmico, tendo por embasamento o fundamento legal do direito de todos à educação. Nessa perspectiva inclusiva, a escola deve incluir o aluno com surdez não somente na sala de aula, mas também em seu processo de desenvolvimento e formação social. O presente trabalho de monografia focaliza o tema, os desafios de inclusão da pessoa com surdez na escola, tendo como problemática norteadora: quais os desafios de inclusão da pessoa com surdez na escola? O objetivo geral da pesquisa é realizar um levantamento das pesquisas sobre o processo de inclusão da pessoa com surdez e analisar a legislação brasileira que assegura a inclusão da pessoa surda no sistema de ensino regular, tendo como objetivos específicos, investigar os desafios de inclusão da pessoa com surdez, através dos teóricos que estudam sobre essa temática, descrever o contexto histórico da pessoa surda na perspectiva inclusiva e refletir sobre a inclusão do aluno surdo na escola, mencionando a importância do AEE. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos a metodologia de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Para suporte teórico, utilizamos os seguintes autores: Brasil (2010), Buccio (2008), Gesser (2009), Lacerda (2004), Mantoan (2006), Oliveira (2007), Silva (2006) e a Declaração de Salamanca (1994), que discutem sobre a temática dos desafios de inclusão da pessoa com surdez na escola. Ademais, o desenvolvimento da pesquisa é importante para a sociedade e o meio acadêmico, pois propõe uma investigação contemporânea sobre os desafios de inclusão da pessoa surda na escola, que possibilitará melhor compreensão sobre o ensino inclusivo.


Descrição
Palavras-chave
inclusão; escola; pessoa Surda
Citação