Um retrato da evasão na EJA da rede municipal de ensino de Barreiras-Ba

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-07-28
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Esse trabalho monográfico apresenta resultados de uma pesquisa para a conclusão do curso de Licenciatura plena em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – campus IX, cujo tema é “Um retrato da evasão na EJA da rede municipal de ensino de Barreiras-Ba”. O principal objetivo desse trabalho foi investigar as causas da evasão escolar nas turmas de EJA, no munícipio de Barreiras nos anos de 2015 a 2019. Para nortear o desenrolar dessa pesquisa, foi atribuído os seguintes objetivos específicos: “analisar os índices de evasão dos últimos anos nas escolas de EJA pesquisadas”, identificar os motivos que levam o abandono dos estudantes da EJA nas escolas pesquisadas, “conhecer as práticas docentes aplicadas e como elas contribuem para permanência ou evasão dos estudantes das escolas” e “discutir as principais dificuldades das escolas pesquisadas no enfrentamento da evasão escolar na EJA”. A base teórica sustentada na produção desse trabalho dentre outros autores estão Freire (2011) Arroyo (2006) Tardif (2002), Barbosa (2009) Cunha (1999), Ribeiro (1997). Utilizamos como metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa, tendo sua base em análises descritivas das informações levantados sobre a evasão na Educação de Jovens e Adultos, tendo como cenário duas escolas da rede municipal que atua com a EJA e como sujeitos da pesquisa duas coordenadoras da EJA, e quatro docentes atuantes na Educação de Jovens e Adultos, sendo dois de cada escola pesquisada. Como instrumentos de coleta de dados foram usados questionário e análise documental. Dentre os resultados, a pesquisa aponta um índice relevante de evasão nas escolas pesquisadas, ocorrido devido a fatores relacionados à problemas sociais, falta de emprego, falta de renda, etc. bem como os sujeitos envolvidos nessa pesquisa revelaram alguns desafios na atuação dessa modalidade de ensino.


Descrição
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos, Evasão, Prática docente
Citação