A literatura infantil e os livros didáticos: a literatura nas séries iniciais do ensino fundamental mediada pelos livros didáticos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-07-27
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este estudo teve como foco analisar textos literários inseridos nos Livros Didáticos de três turmas do ensino fundamental I, adotados em uma escola particular da cidade de Barreiras-BA. Com isto, procuramos analisar alguns aspectos dos textos literários presentes nos livros do primeiro, segundo e terceiro ano, como: Gêneros disponíveis, autores e estrutura. Os dados foram coletados através da observação e análise dos livros. A pesquisa tem caráter documental do tipo qualitativa. Utilizamos de alguns autores para pautar os conceitos estabelecidos, como: Zilberman (1991), Coelho (2000),Lajolo (1991), Todorov (2009), Soares (2003). A princípio, argumentamos como o ensino de literatura é importante para formação social e educacional dos alunos, destacando as diferentes potencialidades alcançadas por eles com intermédio dela, e também os seus próprios potenciais. Descrevendo como a escolarização da literatura vem interferir em sua formação, e um breve relato da trajetória do livro didático e o mau uso dos textos literários expostos nesses livros. Tudo que foi analisado demonstra que os textos literários (a maioria deles) têm sido inadequadamente apresentando às crianças através do livro didático.


Descrição
Palavras-chave
Textos literários, Livro didático, Ensino Fundamental I
Citação