Educação infantil: reflexões sobre a relação entre espaço, ludicidade e desenvolvimento

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Data
2021-06-29
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Resumo

Este trabalho objetivou compreender a relação entre o espaço físico, a ludicidade e o desenvolvimento infantil, a partir das percepções e experiências vivenciadas junto às professoras e coordenadora pedagógica que atuam na Educação Infantil. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo (online) de base qualitativa, tendo como principal diálogo as discussões de Áries, (1978), Piaget (1994), Vygotsky (1991), Zabalza (1998) e Base Nacional Curricular Comum (2017) com as participantes da pesquisa. As discussões apresentadas neste estudo revelaram que a infância além de ser a primeira etapa da educação infantil é também a primeira fase da vida humana, e que seu desenvolvimento será resultado do quanto compreendemos que esta fase é à base do aprendizado da criança. Cabe ao professor mediar situações de aprendizagens levando em consideração que a criança é um sujeito histórico-social de direitos e que ela é munida de conhecimento oriundo de sua relação com o meio e com o outro. Entende-se que a infância é uma fase com muitas particularidades que perpassa desde a mediação de conhecimento articulado ao currículo, a ludicidade e as suas necessidades especificas que primam pela organização de um espaço amplo e estimulador, bem como seguro e aconchegante para que viabilizem condições favoráveis à aprendizagem e desenvolvimento da criança.


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Palavras-chave
Educação Infantil; Espaço; Ludicidade; Desenvolvimento.
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