Alfabetização e letramento: reflexões teórico-práticas sobre as dificuldades de aprendizagem

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Data
2021-07-19
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Resumo

O presente trabalho monográfico intitulado como “Alfabetização e Letramento: reflexões teórico-práticas acerca das dificuldades de aprendizagem” teve como objetivo analisar as intervenções didáticas do professor alfabetizador frente às dificuldades apresentadas pelos alunos durante o ciclo da Alfabetização. Discute a interseção do processo de Alfabetização e letramento durante a prática do alfabetizador, bem como suas especificidades no tocante ao desenvolvimento das competências e habilidades da lecto-escrita. Para referenciar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores (as) como: Vygotsky (1998), Freire (2007), Soares (2007), Carvalho (2008), Ferreiro, e Teberosk (2008), dentre outros. A pesquisa de campo exploratória e qualitativa teve como técnica e instrumento o questionário aplicado junto ao grupo de professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino da cidade de Barreiras - BA. Entre os achados da pesquisa compreendemos que o professor alfabetizador deve conduzir sua prática de maneira a atender às necessidades específicas dos alunos, oferecer propostas de ensino significativas articuladas a linguagem lúdica e inseridas em contextos de letramento, a partir de estratégias que permitam-lhes alfabetizar - letrando, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem.


Descrição
Palavras-chave
Alfabetização, Letramento, Aprendizagem-Dificuldade, Ensino-Metodologia
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