Direitos de aprendizagens e o processo de alfabetização: o lugar da educação infantil em classes multisseriadas

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Data
2021-07-19
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Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como professoras de duas classes multisseriadas do campo, localizadas no município de Barreiras-BA, compreendem os direitos de aprendizagem da criança da educação infantil e os processos de alfabetização. O primeiro capítulo aborda a revisão de literatura construída ao longo do processo de construção deste trabalho. O segundo, apresenta a metodologia utilizada na pesquisa de campo realizada, que foi de abordagem qualitativa, a qual contou com a participação de duas professoras que responderam a um questionário e também que nos concederam espaço para a realização de uma observação nas classes em que atuam, ocorrida no ano de 2019. O terceiro capítulo aborda os resultados obtidos através das análises dos dados coletados. As considerações finais apontam que os alunos da educação infantil do campo estão expostos à antecipação do processo de alfabetização sistemática. Aborda também que esses alunos não estão tendo os direitos de aprendizagens plenamente contemplados, como propõe a Base Nacional Comum Curricular, direitos que são de extrema importância para o desenvolvimento desses alunos.


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Palavras-chave
educação infantil, educação do campo, alfabetização, classes multisseriadas
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