Formação de leitores e escritores proficientes no ensino fundamental I (remoto): uma prática em construção

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Data
2021-07-15
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Resumo

O presente trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo geral foi diagnosticar no planejamento do professor o desenvolvimento de habilidades metodológicas para formação de leitores e escritores proficientes no ensino (remoto). Foram analisados quatro Planos de ação das atividades presenciais / remotas quinzenais da Secretária de Educação do Município, bem como aplicação de questionário. Nesse sentido, consideram-se os aspectos: ensino fundamental, habilidades da BNCC e formação de leitores e escritores no ensino remoto. Os resultados mostraram que existe de fato um planejamento voltado para as normas legais existentes no âmbito educacional, porém é notório que a diversidade existente em nossa sociedade no que diz respeito à qualidade de vida, cultura, acesso às informações entre outros requisitos deixam muito a desejar, e isso interfere diretamente na proposta de ensino remoto, o qual é vivenciado atualmente. Dessa forma, entende-se que para a formação do aluno, como bom leitor e escritor não adianta somente planejar tecnicamente seguindo normas e critérios políticos já estabelecidos, mas é uma situação que vai além do contexto escolar, é algo social que deve ser refletido e reavaliado por todos aqueles que estão de fato envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.


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Palavras-chave
Leitura, Escrita, Planejamento, Ensino Remoto
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