A relação entre o estresse infantil e o desempenho escolar no ensino fundamental I

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-07-15
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A realidade dos tempos contemporâneos trouxe consigo aspectos positivos, contudo, também agrega pressão, cobrança excessiva, agitação, e um fator sócio-ambiental chamado estresse que também acomete a infância.Ele prejudica o desenvolvimento mental, social e motor da criança, podendo interferir no desempenho escolar. A partir do exposto objetivamos compreender as interferências do estresse infantil no desempenho escolar, para alunos do ensino fundamental I. Nesse sentido, estabelecemos como objetivos específicos: identificar as possíveis causas do estresse infantil, destacar estratégias que podem ser utilizadas pelo professor para prevenir o estresse escolar; e finalmente, relacionar o estresse das crianças do ensino fundamental I com o contexto familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que buscou apoio nos fundamentos de Lipp, Lucarelli e Bignotto, principalmente. Constatamos que o conhecimento desse tema auxilia os professores a tomarem conhecimento da importância da intervenção pedagógica que oferece bases e subsídios para que os alunos se desenvolvam e lidem com situações estressoras as quais são submetidas.


Descrição
Palavras-chave
Estresse infantil, Desempenho escolar, Contexto familiar
Citação