O compromisso da Escola Pública do Estado da Bahia para com a Educação Ambiental no Município de Barreiras-ba

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2020-12-30
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Resumo

A Educação Ambiental desponta como o instrumento crucial no ensino, que se consubstancia para possibilitar novas atitudes comportamentos estimulando a mudança de valores individuais e coletivos, acima de tudo, a solidariedade, igualdade e respeito á diferença como formas democráticas de atuação baseadas em praticas interativas e dialógicas, e não sendo meramente desenvolvido em projetos passageiros. Sobre esse prisma o presente trabalho objetivou em geral verificar a efetividade da Educação Ambiental nas Escolas da Rede de Educação do Estado no Munícipio de Barreiras-BA, e objetivou especificamente em em identificar as Escolas que realizam EA (Educação ambiental) em Barreiras, caracterizar as práticas de EA destas escolas, verificar quais professores são responsáveis, quais disciplinas os docentes fazem parte, e apontar os conteúdos e atividades de EA efetivadas no ambiente escolar. Tendo como problema em que medida a Educação Ambiental tem sido efetivada na Rede Pública do Estado no Município de Barreiras-BA. Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo de cunho exploratório realizado através de estudo bibliográfico, embasado na perspectiva dos principais autores: Denise de Souza Baena Segura (2001) e Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2004 e 2012), para melhor interpretar e analisar os dados e resultados do problema. Esta pesquisa foi realizada através do questionário semiaberto, direcionado aos professores das 14 escolas estaduais do município de Barreiras-BA, das quais 10 escolas participaram da pesquisa em razão da pandemia Covid-19. A partir dos estudos levantou-se como hipóteses em resposta do problema levantado de que, a frágil estrutura disponibilizada pelo Estado, a baixa oferta de formação pedagógica continuada para docentes, a ausência de prioridade por parte dos governos, e ainda, a provisoriedade dos projetos pedagógicos na área da Educação Ambiental escolar prejudicam a efetividade da Educação Ambiental. Observou-se que a EA desenvolvida não tem perspectiva crítica como se deveria, a visão fragmentada dos conteúdos das disciplinas, a falta de recursos, projetos a curto prazo em datas comemorativas e a falta de participação de todo corpo escolar e da comunidade ainda é empecilho que prejudica o andamento da EA, deixando-a presa sob raízes conservacionistas, e infelizmente não promovendo a criticidade do aluno.


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Palavras-chave
Educação Ambiental; Transformando; Sociedade Crítica; Aluno.
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