Racismo as escolas de Jequié (BA): Pedagogia do teatro na educação das relações étnico-raciais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019-09-20
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Esse trabalho trata da discussão acerca do racismo nas escolas no Brasil e formas de combatê-lo, traçando um itinerário que vise em primeiro lugar uma compreensão de conceitos básicos como raça, racismo, ideologia racial e legislação para então tratar do assunto principal desta obra, o racismo em seu contexto escolar, relatos de pesquisadores sobre o tema e levantamento de iniciativas e boas práticas na abordagem do tema. Os questionamentos e a necessidade deste trabalho surgem das relações entre alunos/as negros/as das escolas provenientes dessas atividades, que deixam transparecer a carência de afeto e a desigualdade nas Relações Étnico – Raciais na educação pública. Mais do que isso, remete à inquietação surgida ao longo das atividades referentes ao próprio processo de formação docente, tomando- o como uma construção séria que compreende o ser sensível e o impacto da realidade social vivida por esses/essas estudantes marginalizados pela sociedade. Trata ainda da importância da relação de afetividade entre educador/a e educando/a negro/a como um ganho para o processo do ensino-aprendizagem no contexto da sala de aula como um lugar de encontro e troca. Por fim, o trabalho culmina com as narrativas das experiências vividas com os jogos teatrais/performances construídas com os/as discentes nas oficinas.


Descrição
Palavras-chave
teatro, negritude, afetividade, Ensino-aprendizagem
Citação