Currículo como Território de Identidades: Gênero e Sexualidades no Ensino Médio

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019-08-06
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este trabalho de pesquisa busca analisar a sutil doutrinação ideológica de gênero presente nos conteúdos curriculares do ensino médio, na rede pública estadual de ensino, a partir da imposição da heteronormatividade explicitada no currículo oculto do ensino médio, através das abordagens em sala de aula, a fim de provocar ponderações mais assertivas na práxis pedagógica cotidiana. Esta proposta de pesquisa etnográfica foi desenvolvida através de observação participada, escutas e entrevistas com 12 professores e 2 estudantes concluintes do ensino médio, numa escola pública estadual no município de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. O seu objetivo geral é contribuir com as reflexões e ações pedagógicas, no contexto escolar, para promoção de diálogos e espaços de ruptura com a visão moralista e conservadora sobre sexualidade e gênero que reproduzem valores machistas, heteronormativos e homofóbicos, dentro e fora das unidades de ensino. Os referenciais teóricos desta pesquisa são estudos de currículo escolar, de identidades, de gêneros e de sexualidades no contexto educacional. Após as observações participadas e escutas desta pesquisa foi possível verificar as diversas implicações, diretas e indiretas, que palavras e ações de educadores/as têm na construção da identidade de quem aprende, desde a seleção de conteúdos curriculares até a expressão de juízos de valor em sala de aula.


Descrição
Palavras-chave
Sexualidades, Currículo, Gêneros, Identidades
Citação