Uso de Aplicativos em Saúde, Jogos Sérios em Nutrição e Relações entre Educação Alimentar e Aprendizado.

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2018-09-06
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Resumo

Introdução: A mudança do perfil nutricional é uma realidade em todo o mundo, onde a desnutrição retraiu e a obesidade expandiu. Parte desse aumento de peso está relacionada ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados em detrimento a alimentos in natura e minimamente processados. Esse hábito pode levar ao aumento de doenças crônicas não transmissíveis, mas também, a possibilidade de interferências no desempenho cognitivo, pois estudos apontam que a carência de micronutrientes, importantes para a manutenção da saúde, possa está relacionada a déficits cognitivos, o que requer mais estudos. Fato de grande relevância e preocupação quando relacionado a crianças em idade escolar com alimentação deficiente em micronutrientes. A tecnologia é uma alternativa para promoção de saúde e da alimentação saudável, para tanto podemos utilizar os mHealth e os exergames que possibilitam fomentar o cuidado e promoção da saúde de maneira interativa, ou seja, pode-se cuidar da saúde e se entreter ao mesmo tempo. Objetivo: Investigar o uso de aplicativos em saúde, jogos sérios em nutrição e relações entre educação alimentar e aprendizado. Metodologia: O presente trabalho contou com revisões sistemáticas e integrativas de publicações nas bases de dados indexadas nos idiomas português e inglês sobre obesidade, cognição e educação alimentar, atrelado a utilização de Apps para a promoção e cuidado com a saúde. Além da realização de estudo transversal seccional de natureza aplicada e abordagem quantitativa. Resultado: A utilização de jogos para o cuidado com a saúde é uma realidade sendo possível obter resultados exitosos em diversos segmentos do cuidado com a saúde, inclusive na manutenção do peso ideal e promoção da alimentação saudável. As meninas são maioria nas escolas e também foram as que apresentaram elevados valores de circunferência da cintura. O espaço escolar ainda é formado, em sua maioria, por meninas, que também apresentam os maiores valores para circunferência da cintura. Percebeu-se também que há um elevado consumo de alimentos ultraprocessados entre os escolares e ao cruzar os achados dos dados de consumo de ultraprocessados e Mine Mental por escola observou-se que onde o consumo de ultraprocessados era menor a pontuação do Mine Mental foi maior. Conclusão: Os jogos Serios podem e devem ser utilizados para a promoção e cuidados com a saúde, pois se utilizada da gameficação para estimular a mudança de hábitos e obtenção de resultados satisfatórios. Nesse estudo não foi possível concluir que a obesidade realmente interfere no desempenho cognitivo, mas identificamos que o alto consumo de alimentos ultraprocessados pode ser indutor da redução no desempenho cognitivo. Assim, as ações de educação em saúde e educação alimentar se tornam imprescindíveis e devem acontecer de maneira permanente. Palavras-chave: Educação em Saúde, Apps, Jogos Sérios, Obesidade, Aprendizado.


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Palavras-chave
Educação em Saúde, Apps, Jogos Sérios, Obesidade, Aprendizado
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