Formação Continuada para Professores de Crianças com Deficiência Visual: Contribuições da Ludicidade para o Curso de Extensão do Instituto de Cegos da Bahia

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2019-08-22
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Resumo

O termo ludicidade é confundido com jogos, brincadeiras, atividades recreativas ou de laser, sendo limitado ao ato de brincar ou de jogar; porém, os estudos sobre esse tema demonstram que ele está intimamente ligado aos sentimentos de prazer, de gozo e de contentamento proporcionado pelas experiências vividas e interações subjetivas entre os sujeitos. O presente estudo surgiu de minhas inquietações pessoais/profissionais a respeito da formação continuada de professores de crianças cegas, com baixa visão ou deficiência múltipla sensorial nas escolas de ensino regular. O local escolhido para a pesquisa foi o Centro de Educação Complementar do Instituto de Cegos da Bahia (CEC/ICB), tendo como participantes doze professores formadores do curso de formação continuada na área da deficiência visual realizado por esta instituição; seus objetivos são: 1) compreender de que maneira a ludicidade pode contribuir com o processo formativo continuado do CEC/ICB para professores com alunos com deficiência visual na educação básica; 2) discutir a relação entre ludicidade e formação continuada; 3) investigar a percepção de ludicidade dos professores formadores que ministram os módulos do curso de extensão do CEC/ICB; e 4) identificar as contribuições da referida formação continuada para a educação básica. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa e consiste em um estudo de caso sobre a percepção dos participantes sobre ludicidade e sua dimensão na formação continuada, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas. As respostas do questionário mostraram que os professores formadores acreditam na importância do curso e em seu potencial para atender às necessidades dos docentes das escolas comuns; porém, consideram necessária uma reformulação do mesmo para conscientizar e sensibilizar os professores cursistas sobre a inclusão de crianças com deficiência visual em suas escolas de origem. Esses fatores impulsionaram a elaboração da oficina pedagógica a ludicidade na formação de professores formadores na área da deficiência visual, dividida em encontros presenciais, atividades programadas e leitura de textos-base na sala de interação on-line visando favorecer a construção coletiva de conhecimento, alicerçado nas bases teóricas que fundamentam os temas transversais formação continuada de professores, ludicidade e educação especial numa perspectiva inclusiva; nas histórias; nos saberes; nas vivências; e nas sensações álacres dos sujeitos. Palavras-chave: Ludicidade. Formação continuada de professores. Deficiência visual


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Palavras-chave
Ludicidade, Formação continuada de professores, Deficiência visual
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