Programa de Iniciação Científica Júnior na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública: Política de Acesso ao Ensino Superior, Organização Político-Administrativa e Práticas Pedagógicas

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2019-08-26
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Resumo

O presente estudo teve como objetivo elaborar diretrizes destinadas a um plano de gestão de monitoramento do Programa de Iniciação Científica Junior (PIBIC Jr), realizado na escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública ( EBMSP). O PIBIC Jr no Brasil, faz parte de uma ação governamental para favorecera aproximação de jovens do ensino médio de escolas públicas com o universo científico e para estimular o acesso ao ensino superior, mediante políticas públicas estabelecidas pelo mistério da educação. Por se tratar de pesquisas baseadas na abordagem metodológica Bricolagem, na perspectiva de Kincheloe (2007), que considera e respeita os diversos olhares e experiências que permeiam a sociedade multicultural contemporânea, optou-se pelos estudos bibliográficos e documental visando á análise multirreferencial que compõem as perspectivas políticas, organizacionais e pedagógicas do PIBIC Jr., programa implementado a parte de 2010 no lócus da pesquisa. Buscaram-se neste estudos elementos para evidenciar a complexidade da gestão universitária, bem como nos aspectos que interligam a sua missão para o bem-estar social, por meio de um arcabouço teórico que fundamentou a elaboração do produto deste trabalho, fazendo o uso dos seguintes autores: Bourdieu (2002), na análise econômicos e como isso interfere no fazer universitário; Boaventura Souza Santos (2005;2011), sobre o olhar diferenciado para as questões relacionadas ao acesso do ensino superior, Beno Sander (2007), relativo á perspectiva da gestão dos estabelecimentos de ensino; Chiavenato (2013), para comtemplar a Teoria da Administração; Ana Maria Eyng e Maria Lurdes Gisi (2007), com o intuito de abordar as politicas e gestão da educação superior. Os achados da pesquisa evidenciaram a evolução dos processos de gestão do PIBIC Jr. na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e mostraram a necessidade do acompanhamento dos agressos desse programa para saber em que medida tal ação contribui para o acesso ao ensino superior, tal como a importância das diretrizes para o Plano de Gestão do PIBIC Jr., haja vista que experiências como essas vivenciadas na EBMSP podem promover outras iniciativas semelhantes em diferentes instituições de ensino superior, o que favorecerá a aproximação da população mais carente ao universo acadêmico. Palavras-chaves: Ensino Médio. Educação Superior. Iniciação Cientifica. Gestão Universitária. Política de Acesso ao Ensino Superior


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Palavras-chave
Ensino Médio, Educação Superior, Iniciação Cientifica, Gestão Universitária, Política de Acesso ao Ensino Superior
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