Curso Técnico de Logística Integrado ao Ensino Médio do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon em Simões Filho, Ba. Um Modelo de Políticas Públicas em Educação Profissional (2008-2014)

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2016-02-29
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Resumo

Esse relatório apresenta os resultados da pesquisa CURSO TÉCNICO DE LOGÍSTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL REITOR MIGUEL CALMON EM SIMÕES FILHO, BA. UM MODELO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (2008-2014). O discurso oficial dos gestores da educação profissional no estado da Bahia indica que a educação profissional é prioridade do governo do estado. Diante das possibilidades da legislação educacional vigente, a Secretaria de Educação do Estado por intermédio da Superintendência de Educação Profissional SUPROF, gradativamente passou a implantar na Rede Pública Estadual uma política educacional voltada para a retomada da educação profissional e a implantação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Esta oferta de apresenta-se como uma política curricular que concebe a formação de alunos ligados a princípios pedagógicos do trabalho da cultura, ciências e tecnologia e sua interação com as demais áreas do conhecimento. Partindo deste pressuposto, o desafio da construção de um problema para a investigação e a organização do percurso a ser percorrido para alcançar os objetivos desta pesquisa ficam bem claros quando começo a analisar o discurso dos gestores da educação profissional, os documentos oficiais que sustentam estes discursos e as políticas públicas colocas em prática para implantação dos cursos técnicos nas escolas estaduais e principalmente para a escola lócus da pesquisa. “Não se concebe, atualmente, a educação profissional como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas do mercado de trabalho, mas sim, como importante estratégia para que os cidadãos tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas da sociedade.” (PARECER CNE/CEB n° 16/99). Mas como garantir que essa politica não seja meramente assistencialista quando nem conseguimos garantir aos professores que tem a missão de implementá-la às condições de trabalho necessárias para que realmente possam preparar os cidadãos para que tenham efetivo acesso à todas as conquistas descritas na lei? A profissão docente, a cada dia, atrai menos profissionais e, muitas vezes, os que a escolhem fazem-no por motivos alheios às características da profissão. Ao tratarmos dos docentes da educação profissional do estado da Bahia essa opção profissional é vista como provisória, já que se visa à atuação em outras áreas principalmente por que a maioria desses professores não tem vinculo com o Estado e trabalham com contratos de Regime Especial de Direito Administrativo – REDA e por Prestação de Serviços Temporários – PST, condição que os submetem a uma carga horária de trabalho elevada e uma disparidade salarial gritante se comparados com os professores efetivos. Fatores como a desvalorização da profissão, os salários diferenciados para profissionais que exercem a mesma função, as condições precárias de trabalho, dentre outros, comprometem a autoestima docente e impactam sua identidade. O estudo aponta a necessidade da busca de novas configurações de qualificação e contratação profissional o que proporcionaria a elevação da autoestima dos docentes, e a (re)construção de sua identidade profissional. A proposta busca interpretar o fenômeno educativo produzindo conhecimento sobre o cotidiano da formação técnica desenvolvida pelo Governo do estado da Bahia tomando como base a escola lócus da pesquisa. Aponta os principais problemas diagnosticados anteriormente pelo pesquisador no seu ambiente de trabalho e que posteriormente foram confirmados durante a análise documental feita na instituição e no questionário aplicado para os professores do curso técnico que participaram da pesquisa. Contribui para que nos capacitemos como educadores comprometidos com a melhoria da qualidade da educação, podendo, também, por meio da produção de conhecimentos, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Neste contexto busca-se também analisar os desafios da expansão da educação profissional e suas repercussões na formação, contratação e no trabalho dos docentes que lecionam nestes cursos, assim como na valorização destes profissionais. Abordam-se as relações entre as categorias educação, trabalho, e cultura, nas sociedades capitalistas para as análises dos documentos oficiais que regem a educação profissional no estado da Bahia, dos questionários, e dos dados coletados. Levanto as concepções de educação profissional integrada ao ensino médio, homem e trabalho, que norteiam a construção do projeto curricular para essa modalidade de ensino no Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon especificamente para o curso técnico de logística e como os professores do curso, sujeitos desta pesquisa, compreendem os elementos que constituem esta modalidade de ensino e como estes tentam se relacionar ou familiarizar com tais concepções. Palavras-chave: Ensino Médio, Valorização do trabalho docente e Curso Técnico integrado ao Ensino Médio.


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Palavras-chave
Ensino Médio, Valorização do trabalho docente e Curso Técnico integrado ao Ensino Médio
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