Robótica Educacional Baseada em Problemas, Potencializando a Aprendizagem Significativa para Alunos do Ensino Fundamental

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2018-12-14
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Resumo

Pesquisas realizadas nos trazem uma previsão do futuro preocupante, em que muitas profissões deixarão de existir, substituíndo as pessoas por i nteligência artificial. O mercado de trabalho exige hoje e exigirá cada vez mais profissionais que compartilhem i deias, trabalhem colaborativamente e solucionem problemas. Este trabalho de conclusão de curso apresenta a pesquisa e o desenvolvimento de um método educacional baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas e na Aprendizagem Significativa utilizando a robótica educacional e a i mpressão 3D para estimular o desenvolvimento de competências i mportantes para preparar os alunos para a vida futura. Uma característica a ser considerada nesta proposta é a utilização de tecnologias abertas, visando a possibilidade da aderência à filosofia maker com o uso e compartilhamento de projetos. O percurso metodológico, baseado na pesquisa ação, l evou a criação do método MakerProb, em que foi retroalimentado em três ciclos. No primeiro ciclo foi aplicado em eventos para um público diversificado, com uma versão simplificada do método (desafiar e solucionar). No segundo ciclo foi oferecido para alunos do ensino fundamental I, com as etapas do método definidas (desafiar, conhecer, entender, caminhar e solucionar). E no último ciclo, o método evoluiu com o acréscimo de um modelo de plano de aula baseado nos conceitos da Aprendizagem Significativa e também foi aplicado à alunos do ensino fundamental I. Percebeu-se que através da aplicação do método MakerProb, houve i ndícios da Aprendizagem Significativa. Os alunos, partindo do conhecimento prévio sobre um determinado problema, foram i ncorporando novos conceitos através de um olhar mais profundo sobre o fenômeno, entendendo o seu funcionamento l ógico e construindo soluções através de caminhos diferentes. Assim sendo, a realização deste trabalho possibilitou que alunos e professores conhecessem, uma forma diferente do tradicional de “fazer educação”, com um olhar para o futuro, participando do movimento maker, colocando a “mão na massa” através de recursos de tecnologias abertas de Robótica Educacional e Impressão 3D. Palavras chaves: Robótica Educacional, Impressão 3D e Educação, Cultura Maker, PBL, Aprendizagem Significativa


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Palavras-chave
Robótica Educacional, Impressão 3D e Educação, Cultura Maker, PBL, Aprendizagem Significativa
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