Experiências e educação: percepções acerca da formação intelectual de mc’s negros/as do recôncavo da Bahia

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Data
2019-07-01
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Resumo

A presente pesquisa visa compreender como as experiências de pessoas pretas que desenvolvem atividades artísticas pelo canto-falado do RAP na região do Recôncavo da Bahia desvelam suas intelectualidades. Diante da diáspora contemporânea, constata-se no Recôncavo a elevação do número de pessoas pretas que vem produzindo a música RAP. Tem-se que, tencionados/as pelas condições sociais, desenvolvem certas percepções sobre o cotidiano, e como alternativa para sobreviver, adentram ao RAP para socializar suas experiências por narrativas insurgentes. Diante da inserção, desvelam um potencial de criticidade, criatividade, formação subjetiva e de sociabilidade. O RAP surge como veículo musical, e em certos contextos, torna-se um elemento educativo, introduz a partir de interpretações da práxis, linguagens gesticuladas em forma de arte e discurso, os quais são decodificação do contexto vivente, que conforme necessidades e tenções da realidade, direcionam enunciados reflexivos e de denúncia. Concomitante a isso, por base do método fenomenológico Schütz (1979), considerou-se o mundo da vida como caminho investigativo para compreensão do fenômeno. Para isto, foram entrevistados treze (13) artistas do gênero musical, situados em 04 (quatro) municípios da região. Foram analisadas as experiências dos sujeitos participantes nos seguintes aspectos: discurso e atividades socioeducativas ligadas à formação biográfica, percepção étnico-racial, relação com o RAP e interação comunitária. Como resultado, identificou-se que os/as artistas percebem e reconhecem suas heranças de matriz africana, criam formas de articulação comunitária, propiciam a aglutinação de saberes, e além disso, se relacionam com o RAP como prática contra-hegemônico e educacional como possibilidade de enfrentamento e para garantir suas sobrevivências. A intelectualidade é vista aqui como fruto sóciohistórico, sendo intrinsecamente formada pela autopercepção, inter-relação e percepção social. E como instrumento para empreender tais formas de pensar e atuar, percebeu-se que o RAP e as atividades socioeducativas são caracterizados pelos/as artistas como mecanismos necessários para atuar diante das contradições sociais, sobretudo, como porta voz da periferia na luta antirracista. Sendo assim, constatouse que tais práticas são formadas por articulações coletivas com vista a conduzir outros sujeitos e comunidades a desenvolver atitudes e posicionamentos circundados no discernimento, na criticidade, autopercepção, consciência racial, de gênero, classe, como meio de direcionar bases orgânicas e de reconhecimento intersubjetivo para [trans]formação social..


Descrição
Palavras-chave
Experiências, Intelectualidade, MC’s, Educação
Citação
ARAÚJO NETO, Manoel Alves de. Experiências e educação: percepções acerca da formação intelectual de mc’s negros/as do recôncavo da Bahia. Orientadora: Sueli Ribeiro Mota Souza. 2019. 310. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2019.