Uso da tecnologia no ensino da geografia na educação básica: o instagram como instrumento metodológico

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019-07
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este estudo busca refletir sobre a possibilidade de utilização das redes sociais, dando ênfase no Instagram, como instrumento metodológico para auxiliar significativamente no ensino de Geografia na Educação Básica. A pesquisa surge diante do crescente uso da rede social Instagram, no mundo e principalmente no Brasil, por jovens, em um contexto mundial marcado pelo surgimento e avanço das tecnologias da informação e comunicação, denominada como “sociedade da informação”. Partindo do objetivo geral de estudar características das redes sociais, com ênfase no uso do Instagram, e seu potencial no ensino de Geografia na Educação Básica. Configurando-se como pesquisa de cunho bibliográfico (MARCONI; LAKATOS, 2003; PRODANOV, 2013) e desenvolvendo-se principalmente a partir do aporte teórico de: Castells (1999, 2003) e Lévy (2001) que discutem sobre a internet; Aquino Junior (2010) e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) que discutem sobre o ensino de Geografia no contexto das tecnologias da informação; Aguiar Junior (2005) para a elaboração de sequências didáticas. Ainda, houve a aplicação de uma oficina, a fim de ampliar as análises sobre o tema, chegando às considerações, nas quais o Instagram tem potencial como instrumento metodológico dotado de ferramentas que auxiliam na busca de informações e construção de saberes pelos aprendizes.


Descrição
Palavras-chave
Citação
VIEIRA, Cristiano Osório; HIGINO, Vicente Lucas Félix. Uso da tecnologia no ensino da geografia na educação básica: o instagram como instrumento metodológico. Orientadora: Dolores Bastos Hayne de Oliveira. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2019.
Palavras-chave