Impactos socioambientais provocados pela contaminação e aterramento da lagoa de Capim Grosso – Bahia: identidade, história e legislação

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019-07
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal compreender os principais impactos socioambientais causados pela poluição e o aterramento na Lagoa do Capitão do município de Capim Grosso - Bahia. Inicialmente, levantamos dados em uma pesquisa bibliográfica para a realização da fundamentação teórica do trabalho. Foi realizada uma pesquisa de campo junto a Prefeitura Municipal e as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo do município, buscando informações contundentes sobre a problemática estudada. Assim, podemos concretizar que a degradação ambiental aos redores da lagoa do Capitão é incentivada pelo aterramento e a ocupação desordenada, além de diversas ações antrópicas, que ocorrem no equilíbrio ambiental e na qualidade de vida da população que estão próximas as áreas. Diante das questões mencionadas, os conflitos socioambientais vistos na área referem- se à falta de saneamento básico em muitos bairros, ocasionando o despejo de esgotos domésticos diretamente na lagoa do Capitão, causando incômodo aos moradores por causa do mal cheiro e prejuízos à saúde. Notou-se que há pouca preocupação por parte dos setores públicos em conservar o patrimônio histórico, pois estes não aplicam as leis da forma devida, possibilitando que as infrações ocorram.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTOS, Eliana Lima dos; QUEIROZ, Jade Hele Santos;SANTOS, Reinalva Novaes dos. Impactos socioambientais provocados pela contaminação e aterramento da lagoa de Capim Grosso – Bahia: identidade, história e legislação. Orientador: Prof. Me Edvaldo Hilário dos Santos. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2019.
Palavras-chave