A Educação Especial na perspectiva da inclusão na licenciatura em geografia, UNEB - Campus IV

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Data
2019-07
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Resumo

Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como a Educação Especial na perspectiva da inclusão vem sendo tratada no curso de licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus IV, Jacobina-Bahia. Para tanto, inicialmente, faz-se necessário uma reflexão acerca da estrutura da matriz curricular do curso supracitado, de forma a identificar os componentes curriculares que abordam a Educação Especial na perspectiva da inclusão, descrever o processo de operacionalização da Educação Especial no curso de licenciatura em Geografia, além disso, apresentar perspectivas da Educação Especial e Inclusiva, considerando a formação inicial em nível superior, oferecida aos licenciandos em exercício profissional e/ou futuros professores de Geografia. E, assim, compreender que o curso de licenciatura em Geografia, pode contribuir de maneira significativa para o efetivo processo de inclusão educacional e social de todos os alunos. O desenvolvimento desta produção se deu por meio da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, as quais serviram como suportes e contribuições para uma maior investigação e aprofundamento referente à temática. A coleta de dados foi obtida por meio da análise da matriz curricular, dentre outros documentos necessários e imprescindíveis (lista de alunos matriculados – ingressos no curso; lista de alunos matriculados por disciplina – “Educação para Necessidades Especiais e LIBRAS”, e resolução do componente curricular LIBRAS), existentes na estrutura do curso de licenciatura em Geografia, da UNEB, Campus IV, Jacobina-Bahia. Os resultados apontam que, é perceptível a presença da Educação Especial/Inclusiva no curso pesquisado, por meio dos componentes curriculares “Língua Brasileira de Sinais – (LIBRAS) ” e “Educação para Necessidades Especiais”. No que diz respeito ao seu processo de operacionalização, dentre os apontamentos: os estudos relativos a Educação Especial/Inclusiva, levando em conta as nomenclaturas e planos de disciplinas, estão limitados a esses componentes curriculares. No entanto, atualmente, o componente curricular “Educação para Necessidades Especiais” não está se constituindo em um auxiliador. Embora não tenha a inclusão como eixo de formação, por outro lado, os resultados levantados, possibilitaram também apresentar perspectivas da Educação Especial/Inclusiva, tais como: providências em relação a retomada da oferta de “Educação para Necessidades Especiais”, (ampliação de carga horária deste); inserção de estudos teóricos e práticos sobre a temática da Educação Especial/Inclusiva, de forma transversal, tanto nos componentes curriculares que tratam sobre a temática, quanto nos demais, existentes na matriz curricular do curso etc., são possibilidades aplicáveis, frente à inclusão educacional e social de todos os sujeitos, tendo em vista a compreensão de que, ao iniciar passos para a inclusão e considerar as perspectivas apresentadas, o curso pesquisado, poderá contribuir de maneira significativa para a efetivação desse processo inclusivo em toda sua plenitude.


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ROSÁRIO, Juciane das Virgens. A Educação Especial na perspectiva da inclusão na licenciatura em geografia, UNEB - Campus IV. Orientador (a): Profª Ma. Joseane Gomes de Araújo. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2019.
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