Educação escolar quilombola: reflexões sobre as práticas educativas na escola municipal Clementina Rosa dos Santos em Mirangaba-Ba

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Data
2019
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UNEB
Resumo

O presente trabalho apresenta pesquisa desenvolvida na Escola Quilombola Clementina Rosa dos Santos, localizada na comunidade de Coqueiros em Mirangaba-BA. Este trabalho tem como objetivo central analisar como a realidade sociocultural da comunidade remanescente de quilombo de Coqueiros de Mirangaba-BA interfere na prática educativa dos professores dentro da escola municipal Clementina Rosa dos Santos, verificando também as ações desenvolvidas pela secretaria municipal de educação para a valorização da cultura local. A metodologia empregada nesse trabalho se firmou numa abordagem mista (quantitativa e qualitativa), através de questionários aplicados a professores e realização de atividade com alunos. Os participantes dessa pesquisa foram docentes e alunos do ensino infantil e do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) da referida escola. Os resultados deste trabalho comprovam a necessidade de realização de projetos voltados a compreensão das relações raciais e educacionais em Mirangaba-BA, bem como efetivação de uma política de formação de professores que contemple questões especificas das comunidades quilombolas existentes no município, sobretudo da formulação e aplicação de um currículo escolar que esteja entrelaçado ao contexto cultural e simbólico no qual a escola está inserido.


Descrição
Palavras-chave
Educação quilombola, Cultura, Currículo, Identidades
Citação
LEAL, Ideilton Alves Freire. Educação escolar quilombola: reflexões sobre as práticas educativas na escola municipal Clementina Rosa dos Santos em Mirangaba-Ba. Orientadora: Caroline Santos Silva. 2018. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)- Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jacobina-BA, 2018.