Título: O ensino de literatura: o ensino de literatura dos colégios Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro e Modelo Luís Eduardo Magalhães e a formação de leitores
Autor(es): SENA, Fernanda Oliveira de
BRASILEIRO, Rosiane Silva
Palavras-chave: Ensino de Literatura
Formação Leitora
Ensino Médio
Data do documento: Jul-2019
Resumo: O presente estudo buscou investigar os métodos de ensino utilizados na disciplina de Literatura nos Colégios Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro e Modelo Luís Eduardo Magalhães, com o objetivo principal de analisar se esses métodos contribuem para a formação de leitores literários, haja vista que a referida formação é fundamental para o desenvolvimento do educando, pois contempla não apenas a formação escolar, mas sobretudo a formação integral do ser humano. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário semiaberto, o qual possibilitou aos colaboradores (dois professores de Língua Portuguesa e quarenta alunos do 3º ano do ensino médio) uma reflexão acerca dos métodos de ensino de literatura, apontando sua relação com a literatura. Como aporte teórico, priorizamos os estudos de Candido (2002), a Base Nacional Comum Curricular (2018) e Gil (2010). Os resultados da pesquisa surpreendem, uma vez que, ao contrário da maioria dos estudos nessa área, apresenta uma situação positiva, pois apontam que os métodos de ensino de literatura utilizados pelas instituições mencionadas colaboram com a formação de leitores literários.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1405
Aparece nas coleções:Letras / Língua Portuguesa e Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FERNANDA E ROSIANE.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir