A leitura literária por prazer: a mediação docente nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental

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Data
2019-07
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Resumo

Esta pesquisa, intitulada A Leitura Literária Por Prazer: a Mediação Docente nas Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, tem como objetivo principal analisar a mediação docente nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental, considerando a leitura literária prazerosa, na turma de 6° ano, turno matutino, do Colégio Municipal Clariezer Vicente dos Anjos, no município de Miguel Calmon. Trata-se de um estudo pautado nas ideias de Colomer (2003, 2007), Candido (1972,2004), Bamberger (1991), Barthes (1987), Martins e Versiani (2008), Paulino (2008), Zilberman(1988) e Yunes (1995). A abordagem metodológica é qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário e a observação participante. Constatou-se a importância da mediação docente no processo da leitura literária. E sabendo que nem todas as crianças têm um comportamento leitor estimulado em casa e que no 6° ano a maioria deles está tendo as primeiras leituras literárias de fato, fica a escola responsável por mediar essa prática, de maneira que estimule o gosto e o prazer pela leitura, contribuindo para a formação de leitores.


Descrição
Palavras-chave
Leitura literária, Mediação docente, Comportamento leitor
Citação
SANTOS, Carina Pires de Miranda. A leitura literária por prazer: a mediação docente nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental. Orientadora: Dra. Denise Dias de Carvalho Sousa.2019. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB -Campus IV. Jacobina -BA, 2019.