Título: A leitura literária por prazer: a mediação docente nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental
Autor(es): SANTOS, Carina Pires de Miranda
Palavras-chave: Leitura literária
Mediação docente
Comportamento leitor
Data do documento: Jul-2019
Resumo: Esta pesquisa, intitulada A Leitura Literária Por Prazer: a Mediação Docente nas Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, tem como objetivo principal analisar a mediação docente nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental, considerando a leitura literária prazerosa, na turma de 6° ano, turno matutino, do Colégio Municipal Clariezer Vicente dos Anjos, no município de Miguel Calmon. Trata-se de um estudo pautado nas ideias de Colomer (2003, 2007), Candido (1972,2004), Bamberger (1991), Barthes (1987), Martins e Versiani (2008), Paulino (2008), Zilberman(1988) e Yunes (1995). A abordagem metodológica é qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário e a observação participante. Constatou-se a importância da mediação docente no processo da leitura literária. E sabendo que nem todas as crianças têm um comportamento leitor estimulado em casa e que no 6° ano a maioria deles está tendo as primeiras leituras literárias de fato, fica a escola responsável por mediar essa prática, de maneira que estimule o gosto e o prazer pela leitura, contribuindo para a formação de leitores.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1404
Aparece nas coleções:Letras / Língua Portuguesa e Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CARINA.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir