Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)

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    Guia didático para professores do ensino médio
    (2023-10-27) Flores, Fábio Fernandes; Almeida, Claudio Bispo de
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    Prática docente relacionada ao tema saúde no ensino médio
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-27) Flores, Fábio Fernandes; Almeida , Cláudio Bispo de; Luna , Christiane Freitas; Mussi , Ricardo Franklin de Freitas
    Tendo em vista que a saúde é um dos assuntos a ser contemplado na educação básica, objetiva-se analisar a intervenção pedagógica docente para o ensino do tema saúde no ensino médio, cuja questão de pesquisa é: de que maneira ocorre a prática docente com o tema saúde no EM? Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa (composta por seis fases). Neste processo usou-se a análise de conteúdo. Do universo de 698 trabalhos, 15 se enquadraram nos critérios adotados. Dentre os principais achados, destacam-se: os trabalhos não mencionarem a utilização de concepção de ES para fundamentar as ações pedagógicas; Doenças e Infecções como tema predominante no ensino; a metodologia ativa como menos usual; e a sequência didática como produto educacional mais utilizado. A pesquisa teve como fragilidade a não interpretação dos estudos para preencher três lacunas do instrumento de registro de informações da revisão: concepção de ES, metodologia ativa e limitações da pesquisa; e como potencialidade a predominância do professor da educação básica como pesquisador (mestrando). Diante do exposto, estudar a prática docente representa conhecer os aspectos que englobam o ensino aprendizagem, o que implica nas possibilidades para que os estudantes tenham melhores índices de aprendizagem. Como forma de contribuir no âmbito da intervenção docente e ciência foi edificado um guia didático, produto educacional baseado na aprendizagem crítica e reflexiva.
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    Sequência didática do processo de desapropriação e reconquista do espaço no entorno da barragem. Para 8º e 9º ano do ensino fundamental
    (2023-12-14) Alves , Zilma Pereira Santos; Cruz, Elizeu Pinheiro da
    Os estudos que envolvem temas relacionados à implantação de barragens têm sido relevantes, especialmente por investigar as transformações socioambientais que ocorrem em virtude da construção de empreendimentos de grande repercussão ambiental. Dentre as várias possibilidades de investigação, os assuntos ligados ao processo de desapropriações e reconquistas dos moradores atingidos pela barragem da Lagoa da Torta, se tornam importantes mecanismos de averiguação das mudanças ambientais do território onde é implantada a obra. Nesse viés, contribui com o ensino da instituição educativa da localidade, estimulando o aluno a conhecer as questões locais, instigando-o a se perceber como sujeito participante das relações existentes e vivenciadas no seu cotidiano, de forma que articulem com outras leituras de mundo e a partir dessas vivências incorporadas nas práticas do ensino, cooperar com o seu desenvolvimento como sujeitos responsáveis com a prática social onde vive, com as questões regionais e globais. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo compreender como os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, entendem o processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa Torta, situada no município de Igaporã-Bahia e a consequente reconquista deste espaço. Trata-se de uma pesquisa que faz uma abordagem metodológica com inspiração etnográfica de natureza interpretativa e observação participante, expondo reflexões acerca das questões relacionadas ao processo de desapropriações e reconquistas do espaço no entorno da barragem por meio de relatos, entrevistas com moradores expropriados, questionários com alunos e docentes e figuras ilustrativas, confirmando com resultados explícitos as mudanças ambientais no território de locação da obra. Nesse desígnio, buscou como proposta de Produto Educacional uma Sequência Didática do Processo de Desapropriação e Reconquista do Espaço no Entorno da Barragem, relacionada a questão de pesquisa-intervenção que partiu do princípio que: De que forma os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, situado na zona rural do município de Igaporã-BA, abordam/entendem as questões do processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa da Torta no âmbito escolar e a consequente reconquista deste espaço. Para tanto, é importante considerar a escola como um local de cooperação com ações de sensibilização e compreensão da educação ambiental dos cidadãos, de forma que possa promover a ascensão e mitigação desses atos entre alunos, comunidades desapropriadas e sociedade em geral.
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    Desapropriações e reconquistas: apontamentos para pensar a educação ambiental em sertões da Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Alves, Zilma Pereira Santos; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Shaw, Gisele Soares Lemos; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
    Os estudos que envolvem temas relacionados à implantação de barragens têm sido relevantes, especialmente por investigar as transformações socioambientais que ocorrem em virtude da construção de empreendimentos de grande repercussão ambiental. Dentre as várias possibilidades de investigação, os assuntos ligados ao processo de desapropriações e reconquistas dos moradores atingidos pela barragem da Lagoa da Torta, se tornam importantes mecanismos de averiguação das mudanças ambientais do território onde é implantada a obra. Nesse viés, contribui com o ensino da instituição educativa da localidade, estimulando o aluno a conhecer as questões locais, instigando-o a se perceber como sujeito participante das relações existentes e vivenciadas no seu cotidiano, de forma que articulem com outras leituras de mundo e a partir dessas vivências incorporadas nas práticas do ensino, cooperar com o seu desenvolvimento como sujeitos responsáveis com a prática social onde vive, com as questões regionais e globais. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo compreender como os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, entendem o processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa Torta, situada no município de Igaporã-Bahia e a consequente reconquista deste espaço. Trata-se de uma pesquisa que faz uma abordagem metodológica com inspiração etnográfica de natureza interpretativa e observação participante, expondo reflexões acerca das questões relacionadas ao processo de desapropriações e reconquistas do espaço no entorno da barragem por meio de relatos, entrevistas com moradores expropriados, questionários com alunos e docentes e figuras ilustrativas, confirmando com resultados explícitos as mudanças ambientais no território de locação da obra. Nesse desígnio, buscou como proposta de Produto Educacional uma Sequência Didática do Processo de Desapropriação e Reconquista do Espaço no Entorno da Barragem, relacionada a questão de pesquisa-intervenção que partiu do princípio que: De que forma os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, situado na zona rural do município de Igaporã-BA, abordam/entendem as questões do processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa da Torta no âmbito escolar e a consequente reconquista deste espaço. Para tanto, é importante considerar a escola como um local de cooperação com ações de sensibilização e compreensão da educação ambiental dos cidadãos, de forma que possa promover a ascensão e mitigação desses atos entre alunos, comunidades desapropriadas e sociedade em geral.
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    A Interdisciplinaridade e a Ressignificação da Prática Pedagógica no Ensino Fundamental II
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Gomes, Wiara de Freitas Araújo Reis; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Souza, Mariana Aranha de
    A interdisciplinaridade tem se tornado tema central no processo de formação e ressignificação das práticas dos professores, tendo em vista a real necessidade de superar o ensino vinculado ao conhecimento especializado, cujas bases epistemológicas estão assentadas em práticas pedagógicas disciplinares e consolidar uma maior abrangência e transitoriedade entre as ciências. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a interdisciplinaridade como um princípio de ressignificação da prática pedagógica no ensino fundamental II. Para isso, vamos contextualizar a interdisciplinaridade histórica e epistemologicamente na Europa e no Brasil; identificar nas práticas metodológicas utilizadas pelos professores como a interdisciplinaridade se concretiza e, por fim, elaborar o Jogo Didático “Trilha da InterAção” como material estratégico, com subsídios teóricos e metodológicos para que os professores possam explorar temáticas e conteúdos de forma interdisciplinar no cotidiano escolar. Como fundamentação teórica recorremos aos autores Fazenda (2008; 2012; 2013), Japiassu (1976; 1992), Lück (2001; 2003), Freire (1991; 2005), dentre outros, a fim de construir as reflexões e ampliar o conhecimento a respeito da perspectiva interdisciplinar como princípio de ressignificação de práticas. Além da pesquisa-ação, contamos com elementos da etnografia na perspectiva educacional de Gatti (2009) e com a técnica de análise de dados qualitativa, a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016). Tendo como instrumentos utilizados para a coleta de dados a aplicação de questionários, a observação de aulas e a análise documental do Projeto Político Pedagógico, sendo os sujeitos da pesquisa oito professores que lecionam nas séries finais do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Profa. Enedina Costa de Macêdo, em Guanambi/BA. A partir da análise dos dados pode-se constatar que a interdisciplinaridade ainda é pouco compreendida e está limitada na prática docente desta Instituição. Percebemos que há muitas dificuldades a serem superadas para efetivar a dinâmica interdisciplinar, incluindo a necessidade do planejamento coletivo, maior comprometimento e uma maior cooperação entre a coordenação, a gestão e os professores. Para finalizar, concluímos que o embasamento teórico nos fez compreender melhor a perspectiva interdisciplinar, enquanto a pesquisa de campo nos mostrou como ocorre a interdisciplinaridade no ensino fundamental II, possibilitando a criação do produto educacional “Trilha da InterAção”. Conhecer as opiniões e as limitações dos docentes acerca deste tema foi essencial para oportunizar aos educandos a construção de novos conhecimentos e a ressignificação da prática educativa a partir da interdisciplinaridade.