Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9

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    O ensino de ciências para estudantes com TDAH: estratégias, desafios e percepções dos professores
    (Universidade do Estado da Bahia, 0007-12-23) Santos, Vanessa Dias; Oliveira, Fábio; Cezar, Valdete; Ribeiro, Carla Cassiana
    O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade TDAH, é uma alteração do neurodesenvolvimento, que apresenta impactos significativos na vida social, pessoal e acadêmica do indivíduo, devido a disfunções no funcionamento das funções executivas que estão associadas ao córtex pré-frontal responsáveis pela regulação de comportamento, emoção, habilidades cognitivas. Conforme apontado pelo Ministério da Saúde a prevalência de crianças com TDAH no Brasil é de entre 6 a 17 anos é de 7,6%, no contexto escolar em relação à disciplina de ciências, que tem uma demanda maior de atenção e concentração para aprender os conceitos científicos e experimental, os prejuízos são significativos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com essa condição. Diante disso, objetivo geral desse estudo foi compreender os desafios enfrentados pelos professores na educação de estudantes com TDAH na disciplina de Ciências. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semiestruturado contendo 16 questões, para coleta de dados, com uma amostra de 8 docentes, todos graduados pela Universidade do Estado da Bahia - Campus IV – Barreiras no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados apontaram uma lacuna significativa na formação inicial dos professores, e a falta de formação continuada voltada para educação inclusiva, como o TDAH. O estudo também indicou a urgência de que as instituições educacionais se adaptem para oferecer suporte adequado aos professores, como a disponibilização de recursos didáticos especializados e a inclusão de profissionais, como psicopedagogos, na equipe pedagógica, que podem desempenhar um papel vital no apoio tanto aos alunos quanto aos educadores. O estudo destacou a importância de um ensino de Ciências mais inclusivo e bem informado, ressaltando que a educação de qualidade para alunos com TDAH depende de uma compreensão profunda de suas necessidades específicas e de estratégias de ensino adaptadas, que levem em conta as suas particularidades e dificuldades.
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    Fenologia e polinização em áreas urbanas: Um estudo sobre Tabebuia rosea (BERTOL.) BERTERO EX A.DC. (Bignoniaceae) no município de Barreiras, Bahia, Brasil
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-21) Santos, Khatrinne Ana de Souza; Nascimento, Viviany Teixeira do; Franco-Assis, Greice Ayra; Batista, Aline Alves de Melo
    Tabebuia rosea (BERTOL.) BERTERO EX A.DC. é uma árvore exótica da família Bignoniaceae originária de El Salvador que é amplamente utilizada na arborização urbana pela beleza das flores cor de rosa que são um atrativo para diversos polinizadores. Contudo, estudos relacionados a ecologia da polinização da espécie são praticamente escassos. Diante disso, o objetivo desse estudo foi investigar o período de floração, a biologia floral, o sistema reprodutivo e os visitantes florais de T. rosea inseridas em uma área urbana do município de Barreiras-BA. O estudo foi realizado nos jardins da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IX, no período de maio de 2022 a setembro de 2023. Para o estudo fenológico foram analisadas as fenofases de floração e frutificação em seis indivíduos quinzenalmente. A biologia floral foi observada através da receptividade estigmática e da viabilidade polínica. O sistema reprodutivo foi analisado através de tratamentos de polinização aberta, polinização cruzada manual, autopolinização espontânea e autopolinização manual, além da verificação da eficácia reprodutiva e da limitação polínica. Os visitantes florais foram observados durante 50 horas diurnas das 07:00 às 17:00 horas e classificados de acordo o comportamento da visita em legítimos e ilegítimos, além das sub classificações de ocasional, predador e visitante. Tabebuia rosea é uma planta anual, de alta sincronia e de floração breve sincronizadas com a estação seca florescendo nos meses de julho a setembro. A frutificação ocorre de agosto a setembro, também sincronizada com a estação seca, tendo os frutos amadurecidos na estação chuvosa. Na biologia floral a abertura das flores ocorre das 7:00 h às 16:00 h, já com o estigma receptivo e alta viabilidade polínica 95,70%. Já o sistema reprodutivo aponta a espécie como auto incompatível, visto que nos tratamentos de autopolinização cruzada manual e espontânea não apresentou frutos, enquanto nos tratamentos de polinização cruzada apresentou 10,65% da produção de frutos e apenas 3,89% de frutos na polinização aberta. Os visitantes em sua grande maioria são abelhas da família Apidae, com destaque para a abelhas do gênero Centris, além disso tem pilhadores como abelhas do gênero Trigona e aves, e ainda predadores como pássaros. Finalmente, Tabebuia rosea é uma planta exótica e auto incompatível que na área estudada já está servindo como recurso para a fauna local, mas a transferência de pólen feita por eles tem resultado numa baixa formação de frutos. Mesmo ainda não produzindo frutos em seu máximo potencial, acreditamos que por T. rosea tratar-se de uma espécie introduzida possa representar uma ameaça a outras Bignoniaceae nativas. Ainda, estudos sobre a biologia floral e reprodutiva de mais espécies exóticas como T. rosea são necessários, a fim de averiguar as respostas destas espécies aos novos ambientes e entender melhor como elas podem afetar as espécies nativas.
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    Formigas em três espécies arbóreas de um fragmento de cerrado na serra do mimo, Barreiras-BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-24) Silva , Vitória dos Santos; Franco-Assis, Greice Ayra; Santos , Loyana Dócio; Nascimento , Viviany Teixeira do
    O Cerrado é o segundo maior bioma da América Latina, considerado um hotspot, apresentando diferentes fitofisionomias que contribuem para a diversidade de formigas. No entanto, o avanço de atividades antrópicas gera fragmentação de habitats, contribuindo para a perda da biodiversidade. Estudos relacionados com plantas não mirmercófitas no Cerrado são escassos. Assim, esta pesquisa buscou identificar os gêneros de Formicidae, presentes em três espécies arbóreas de um fragmento de Cerrado em Barreiras-BA e verificar se há diferença na composição desta família nestas plantas. Para o desenvolvimento do estudo foram selecionadas três espécies arbóreas e a amostragem de formigas foi realizada por armadilhas do tipo pitfall arbóreo com isca atrativa. As armadilhas foram amarradas ao tronco das árvores e permaneceram no local por um período de 48 horas. Para análise dos dados foram realizados o teste de Shapiro-Wilk, Mann-Whitney e Análise do Componente Principal. Foram coletadas 3.803 formigas, correspondentes a cinco subfamílias e 11 gêneros, a subfamília de maior ocorrência foi a Myrmicinae. Dentre os gêneros amostrados destacam-se Camponotus, Crematogaster e Cephalotes. As espécies vegetais abrigaram diferentes comunidades de formigas e isso pode estar relacionado aos atrativos que cada vegetação oferece. Os valores obtidos não apresentaram uma diferença significativa entre as espécies, ou seja, a riqueza de formigas não teve relação com as espécies arbóreas. Os componentes principais não apresentaram direções vetoriais semelhantes, indicando que não há uma correlação entre os componentes. Este estudo apresenta o primeiro levantamento de formigas nas espécies Parkia platycephala, Mouriri pusa e Cochlospermum vitifolium, que torna notável o desenvolvimento de pesquisas complementares.
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    A educação de jovens e adultos (EJA): o livro didático de ciências e biologia é adequado para seus fins?
    (Universidade do Estado da Bahia , 2023-11-24) Lima, Ana Francisca de Jesus; Santos, Loyana Docio; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Oliveira, Fábio de; Martins, Nilza da Silva
    A Educação de Jovens e Adultos – EJA com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/96 em seu Art. 37 garante o direito à educação para jovens e adultos que não tiveram acesso na idade adequada. No Brasil, a EJA tem a sua trajetória marcada por múltiplas dificuldades a serem sanadas. Pesquisas apontam fragilidades neste sistema que versam desde os conteúdos a serem ministrados até a existência de livros próprios, onde o material didático destinado a esse público não é suficiente para atender às necessidades dos alunos (e mesmo as da sociedade), sendo, muitas vezes, descontextualizados da realidade deles. Diante disso, são trazidos questionamentos sobre os livros quanto aos conteúdos, como é apresentada a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), sendo que essa metodologia nos remete para reflexões onde o conhecimento científico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. Partindo destes pressupostos, o trabalho tem como objetivo geral verificar qualitativamente a coerência do conteúdo pedagógico dos livros didáticos de Ensino Fundamental II e Médio destinados a EJA e os temas de cunho científico publicados, nas disciplinas de Ciências e Biologia, contrastando com a abordagem CTSA, com vistas na exatidão dos conteúdos, adequação a realidade do aluno, e necessidades sociais para diversas áreas de trabalho incluindo inserção no ensino superior. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas, identificando a ocorrência da abordagem CTSA, além de apontar coerências ou incoerências nos conteúdos científicos e de assuntos necessários à vivência social. Para isso foram coletados livros didáticos da EJA nas bibliotecas das escolas de rede municipal e estadual do município de Wanderley — BA. Os resultados mostraram que, em geral, os livros didáticos possuem conteúdos resumidos e trazem uma adequação para a categoria quando buscam ampliar o conhecimento mediante um diálogo constante com a vivência do aluno.
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    Programa Residência Pedagógica na Universidade do Estado da Bahia (UNEB): recorte dos desafios e contribuições para a formação docente no curso de licenciatura em Ciências biológicas no campus IX
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-06) Silva, Janaína Ribeiro da; Oliveira , Fábio de; Coité, Simone Leal Souza; Oliveira, Neusenir Silva Machado
    O professor e sua formação são considerados elementos-chave para a mudança na qualidade do cenário educacional brasileiro. Nesse sentido, programas de formação inicial são importantes para a mudança desse cenário. Nessa perspectiva, no ano de 2018, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicou o Edital nº 06/2018 com o objetivo de selecionar Instituições de Ensino Superior (IES) para implementar o Programa Residência Pedagógica (PRP), com o intuito de promover uma imersão dos estudantes de licenciatura para além das atividades didático-pedagógicas da matriz curricular, exigia-se uma carga-horaria de 440 (quatrocentos e quarenta) horas e subsequentemente 414 (quatrocentos e catorze) horas subdividas em três módulos. Encontra-se em vigor o Edital 24/2022, o terceiro publicado, contempla uma carga-horária mínima de 432 (quatrocentos e trinta e duas) horas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as contribuições e os desafios vivenciados no Programa Residência Pedagógica (PRP), Edital 24/2022, pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX e preceptoras do Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho. Quanto à coleta de dados, utilizou-se uma pesquisa de campo do tipo descritivo, com uma abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de questionários para os residentes e preceptoras inscritos no programa, os questionários foram aplicados para os 18 (dezoito) residentes e as 3 (três) preceptoras, um total de 21 (vinte e um) participantes. Para a análise dos dados coletados, foi utilizado o programa Microsoft Word, neste programa foram transferidas e elencadas as informações para uma análise através de gráficos e transcrição das respostas. Através desse estudo é possível afirmar que a maior motivação de aderência do projeto por parte dos acadêmicos, é o interesse em vivenciar as experiências formativas oferecidas pelo Programa. A maioria deles se enxerga como protagonistas do Programa e se dedicam as suas atribuições impostas pelo Edital. Dentre as fragilidades identificadas para o desenvolvimento da Residência, destaca-se a escassa interação entre Universidade e escola-campo, no intuito de analisar os desafios da escola e desenvolver em parceria ações que busquem sanar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Outra fragilidade que implica diretamente na Residência, é a baixa frequência com que é ofertada formação continuada aos professores da Educação Básica. Contudo, mesmo diante dos desafios enfrentados pelos residentes e preceptoras durante o processo do Programa, a Residência se configura como uma experiência formativa ímpar para os futuros professores, dando a oportunidade de conhecer o ambiente escolar, bem como oportunizar articulação entre a teoria e a prática, com foco no desenvolvimento de práticas voltadas para a formação docente sólida e qualificada.