Título: Mediação e letramento literário: projetos de leitura em Jacobina
Autor(es): FERREIRA, Noélia Oliveira
Palavras-chave: Letramento literário
Mediação de leitura
Entrevistas narrativas
Projetos de leitura
Data do documento: Jun-2017
Resumo: A presente pesquisa apresenta, por meio de entrevistas narrativas, relatos de experiências de mediadores de leitura na cidade de Jacobina a partir dos seguintes projetos de leitura: Biblioteca Andante; Literatura e identidade e Clube da Rua Limpa, procurando refletir acerca do papel do mediador como um leitor experiente no fomento a práticas de leitura e no processo de letramento literário. O critério de seleção de tais projetos considerou serem projetos que privilegiem o papel de mediação da leitura literária, serem projetos atuantes no incentivo à leitura com estratégias e públicos diversificados, além de apresentarem resultados positivos e grande visibilidade e adesão entre o público leitor. O objetivo desta pesquisa foi o de compreender como as experiências e ações desses mediadores fomentam a leitura do texto literário para além da escola, considerando que a prática de leitura é mais frequente no período escolar segundo a 3ª edição da pesquisa Retratos de Leitura, porém a escola não tem conseguido formar leitores para a vida. Para tanto, o trabalho se organiza da seguinte forma: O capítulo 1 traz a abordagem teórica e discute concepções de leitura, o papel do leitor, o processo de letramento literário e as relações estabelecidas e desenvolvidas a partir da experiência com o texto literário, mediação de leitura e políticas públicas de incentivo e promoção da mesma. O capítulo 2 aborda a metodologia utilizada na realização da pesquisa que se caracteriza como qualitativa apresentando o percurso realizado durante o estudo da pesquisa, coleta e análise dos dados. Já o terceiro capítulo analisa os projetos Biblioteca Andante, Projeto Literatura e identidade e Projeto Clube da rua limpa a partir dos dados coletados nas entrevistas narrativas realizadas com os mediadores dos projetos. Nessas, os participantes narram as suas práticas e experiências de leitura, a dinâmica utilizada no projeto, a importância da leitura e da mediação, como pensam a experiência de leitura compartilhada refletindo acerca de como as ações e experiências desses mediadores incentivam no desenvolvimento pelo gosto da leitura.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1321
Aparece nas coleções:Letras / Língua Portuguesa e Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC NOELIA.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir