Bacharelado em Engenharia Agronômica - DTCS3

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 50
  • Item
    Avaliação de ganhos de rendimento no preparo de solo com o uso de projeto linhas georreferenciadas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Soares, Pedro Henrique Gomes Borges; Oliveira, Flávio José Vieira de; Rocha, Ruy de Carvalho; Figueiredo Neto, Acácio
    As tecnologias de agricultura de precisão têm sido uma peça-chave para impulsionar a produtividade das fazendas, apresentando soluções inovadoras capazes de melhorar o rendimento das operações mecanizadas e, ao mesmo tempo, reduzir seus custos e impactos no meio ambiente. O surgimento das tecnologias GNSS, do piloto automático e de softwares avançados de desenho técnico proporcionou novas possibilidades nunca vistas para o setor agrícola, principalmente relacionadas ao tráfego planejado e automatizado de veículos. As operações de preparo de solo, embora importantes, costumam ser onerosas, tendo grande impacto nos custos finais da produção. Nesse contexto, o presente trabalho buscou demonstrar os ganhos em economia e produtividade com o uso de projetos de linhas georreferenciadas no planejamento e execução de operações de preparo de solo, através de dados de subsolagens de diferentes anos, provenientes da Usina Sucroalcooleira Agroindústrias do Vale do São Francisco S/A (Agrovale). Neste trabalho, foram comparados os valores de rendimento em horas/hectare e consumo de combustível de diferentes campos submetidos a subsolagem nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021. Ao longo dos anos de utilização da tecnologia, foi observado um ganho expressivo de rendimento em horas/hectare de até 47,28% e economia de combustível nas operações de até 22,77%, comparando campos subsolados sem e com o projeto de linhas georreferenciadas. A tecnologia se mostrou eficiente, cabendo mais estudos para observar outros possíveis benefícios atrelados ao seu uso, como a redução de compactação do solo, aumento de produtividade e redução dos custos totais.
  • Item
    Sistemas naturais de tratamento para reúso de água
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Carvalho, José Daniel Cavalcante; Queiroz, Sérgio Oliveira Pinto; Queiroz , Sérgio Oliveira Pinto; Marinho, Ligia Borges; Santos, Emanuel Ernesto Fernandes
    Estima-se em mais de 9 bilhões de habitantes a população do planeta até o ano de 2050 e a produção de alimentos deve alinhar-se a essa crescente evolução populacional, de forma que possa suprir tal demanda. Com isso, a possibilidade de incorporação de novas áreas à produção de alimento e matéria-prima e, especialmente, alternativas tecnológicas que permitam o cultivo em regiões com fortes períodos de estiagem, como o semiárido brasileiro, tornam a utilização de água residuária uma estratégia viável a ser incorporada ao sistema de produção agrícola. O trabalho foi realizado através de pesquisas nos principais bancos de dados científicos como o Google Scholar, Web of Science, SciELO e a Biblioteca digital Brasileira de Teses e dissertação (BDTD) utilizando combinações de palavras-chave. Dessa forma, a pesquisa busca apresentar informações sobre os métodos de tratamento natural de água para utilização na irrigação, tornando-a uma alternativa viável para o semiárido brasileiro.
  • Item
    Cartografia e Geoprocessamento: Agricultura Digital
    (2023) Almeida, Brena Luana dos Santos; Oliveira, Flávio José Vieira de
    Este material foi desenvolvido com o objetivo de oferecer aos alunos da disciplina de Cartografia e Geoprocessamento do Curso de Engenharia Agronômica um apoio didático a fim de proporcionar uma fonte de consulta. O material visa discorrer sobre a Agricultura Digital e os meios de desenvolvimento através de aplicativos gratuitos, de maneira concisa, de modo que o aluno possa entender o assunto com mais facilidade e posteriormente busque um maior aprofundamento na área, usando como base o conhecimento teórico e prático aprendido durante o semestre letivo na disciplina. Com isso, sugiro que o material seja mais um dos diversos meios de consulta, pois o mesmo tem a pretensão de servir como um incremento para a construção da formação completa.
  • Item
    Desempenho do meloeiro amarelo utilizando produtos biológicos em amostra de solo do submédio do Vale do São Francisco
    (2022-12-16) SOUZA, Daniele Sá; MARTINS, Lindete Miria Vieira
    A demanda por alimentos de alta qualidade nutricional tem exigido dos produtores a busca por técnicas de manejo cada vez mais eficientes no cultivo de melão (Cucumis Melo L.) no Vale do Submédio do São Francisco. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de produtos biológicos no desenvolvimento do melão, como alternativa aos insumos sintéticos. O desenvolvimento do mesmo decorreu no período de setembro a novembro de 2022 em casa de vegetação telada com 50% de luminosidade do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (DTCS/UNEB), município de Juazeiro-BA. Foram utilizadas sementes de melão da variedade Tantalo, F1, pré-germinadas em bandeja com substrato. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com 12 tratamentos e 4 repetições: T1 – Testemunha; T2 – Adubação química indicada para a cultura do melão; T3 – Mix dos produtos Micomix e Trichomix (1,0kg/ha); T4 – Mix dos produtos Micomix e Trichomix (2,0kg/ha); T5 – Produto Micomix (250g/ha); T6 – Produto Micomix (500g/ha); T7 – Produto Micomix (750g/ha); T8 – Produto Micomix (1kg/ha); T9 – Produto Trichomix (250g/ha); T10 – Produto Trichomix (500g/ha); T11 – Produto Trichomix (750g/ha) e T12 – Produto Trichomix (1kg/ha). A irrigação dos vasos ocorreu por microaspersão em função das necessidades hídricas da cultura, baseando-se no peso dos vasos quando saturados. Avaliou-se altura de plantas, diâmetro de caule, massa fresca e seca de raízes, e massa fresca e seca da parte aérea. As análises estatísticas ocorreram por meio do programa AgroEstat. Os dados coletados tiveram suas médias comparadas pelo método de Scott&Knott. As variáveis massa fresca de parte aérea, massa fresca da raiz e comprimento das plantas, não mostraram diferenças estatísticas, embora o tratamento 12 com utilização do Trichomix se mostrou superior à adubação convencional na massa seca de raiz, sendo estatisticamente superior aos demais tratamentos. Os tratamentos 9 e 2 diferiram dos demais para o diâmetro de caule. Conclui-se que os tratamentos utilizados como produtos biológicos na cultura do melão mostraram serem capazes de indicação a serem utilizados em áreas agrícolas do Vale do Submédio São Francisco, principalmente por apresentarem, em algumas das variáveis avaliadas, igualdade ao tratamento utilizando a adubação convencional.
  • Item
    Plantas medicinais: Uso indiscriminado durante a Covid
    (2022-12-12) LEAL, Ana Caroline Da Silva; OLIVEIRA, Flávio José Vieira De
    A pandemia do coronavírus responsável por diversas mortes no mundo e por comprometer a economia de vários países, é resultado de um vírus surgido na China que se alastrou pelo mundo. Um vírus que após infectar as pessoas, passava por um período de incubação até então começar a agir no organismo. Este vírus causa sintomas muito parecidos com o vírus Influenza o que dificulta ainda mais o diagnóstico. Por ser uma doença não conhecida por muitos e pela forma de cura que até então não existiam, as pessoas recorreram ao uso de espécies vegetais ou fármacos para tratar os sintomas já conhecidos, principalmente pelo baixo custo que proporcionam. Várias espécies possuem princípios ativos com função terapêutica capazes de agir contra diversas doenças. Resultado do metabolismo, esses princípios ativos são substâncias que estimulam a reação do organismo contra o agente infeccioso. Muitas das plantas com esse poder são conhecidas e comum usadas pelos mais diversos povos; o alho, a camomila e o gengibre são algumas delas. Pelo fato de existir a crença de que “o que é natural, criado pela natureza não faz mal algum”, há uma necessidade de tomar algumas precauções quanto a automedicação com essas ervas e fitoterápicos, mediante os riscos existentes. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi por meio de uma revisão bibliográfica ressaltar e disseminar sobre os riscos existentes no uso incorreto de plantas medicinais empregadas em tratamento para sintomas durante a Covid.