Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)

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    A alfabetização e o letramento nas políticas públicas brasileiras e na prática de uma professora alfabetizadora do município de Petrolina-PE: tessituras entre o prescrito e o real
    (2024-03-20) Silva, Angélica Alves Marcelino da; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Silva, Nayanne Nayara Torres da
    Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que se propõe a compreender alfabetização e letramento nas políticas públicas e na prática da professora alfabetizadora, tendo em vista as políticas públicas de alfabetização. Objeto geral compreender as concepções de alfabetização e letramento que embasam as atuais políticas públicas de alfabetização e a relação destes documentos com as práticas alfabetizadoras em uma escola no Sistema Municipal de Ensino de Petrolina-PE que atua no primeiro ano inicial do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot, a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais se mobiliza e o sustenta seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa, e quanto à fonte de informação, considera-se a pesquisa análise documental. Os documentos oficiais regem o ciclo de alfabetização como a Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que são Leis Diretrizes Bases (LDB) e o Currículo Movimento em Ação Petrolina. Como referencial teórico-metodológico, buscou-se a abordagem estudo de caso etnográfico por Lüdke e André (2003). Para os estudos relacionados com a alfabetização Soares (2000; 2003; 2004; 2016), e Morais (2005; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que, diante das informações, a rotina da alfabetizadora, ao mesmo tempo em que demandava entendimento de como o sistema de escrita funciona e de como a linguagem escrita é apresentada nos diversos gêneros textuais, do ponto de vista da aprendizagem, requer apreensão de como as crianças se apropriam desses conhecimentos para fazê-las avançar. Podemos dizer que, na rotina da professora, destacam-se o caráter criativo de suas artes de fazer e na maneira pela qual fez uso dos produtos (documentos oficiais) que lhe eram atribuídos, apropriando-se deles para inventar, diariamente, seu cotidiano para alfabetizar e letrar todos os estudantes. Conforme realçamos no nosso quadro teórico, a proposta dos ciclos prevê o atendimento à heterogeneidade das aprendizagens, a flexibilização curricular, entre outros aspectos. De acordo com o que nossos dados apontaram, a docente busca acompanhar os estudantes em suas especificidades, mas, de forma concomitante, demonstrava preocupação com a apropriação autônoma dos objetos enfocados na área de língua. Ficou explícito, também, que a docente utiliza os métodos de alfabetização tradicionais, seguindo as normas dos documentos oficiais da Rede Municipal do Ensino.
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    Caminhos da pesquisa no mestrado: relatos de egressos do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos
    (EDITORA OXENTE, 2018-05-01) FARIAS, ENOS ANDRÉ DE; RIBEIRO, ANA PAULA SANTOS GRANJA; GOMES, ESTHER BORGES MARTINS
    A obra que ora apresentamos tem como público alvo leitores que querem conhecer a diversidade de temas do PPGESA e também aqueles que almejam participar de seleções futuras do programa. Os textos tem consubstanciação: formatação simples porém dentro das expertises de obra científica, mostrando como cada um dos autores interpretou e construiu sua linha de pensamento para participar da seleção, inicialmente, e posterior como ocorreu a construção da dissertação a partir da pesquisa empírica. De forma implícita, cada trabalho é único e juntos formam um novilho de ideias que consolidam de forma estratégica seus espaços da pesquisa. A princípio o título provisório ganhou o nome de Balaio do Conhecimento, que virou “Balaio de Saberes: Os diversos olhares sobre o Semiárido Brasileiro a partir dos Projetos de Pesquisa dos Mestrandos em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos”. No entanto, sabíamos que para termos um balaio precisaríamos de um caminho. Um caminho da pesquisa, do fazer pesquisa. A proposta de organizar uma obra com relatos das experiências em pesquisa dos alunos de Pós-graduação Stricto Sensu, pertencentes ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nasceu a partir dos muitos olhares sobre o Semiárido brasileiro presentes nos projetos de pesquisa em desenvolvimento.
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    Protagonismo das mulheres de Massaroca a partir dos processos educativos do Comitê das Associações Agropastoris
    (UNEB, 2023-03-31) Santos, Ana Paula Silva dos; Barros, Edonilce da Rocha; Reis, Edmerson dos Santos; Rios, Pedro Paulo Souza
    A participação da mulher rural na produção agrícola é um fato incontestável, mas quase sempre invisibilizado, restrito ao espaço doméstico e privado. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o protagonismo e a participação social de mulheres rurais vinculadas ao Comitê das Associações Agropastoris de Massaroca (CAAM), com enfoque nos processos educativos. A base empírica da pesquisa foi o distrito de Massaroca, Juazeiro, Bahia, sede do CAAM. É um estudo de caso de abordagem qualitativa. Utiliza diferentes técnicas de coleta de dados como a observação direta, visitas, entrevistas semiestruturadas e entrevistas com grupos focais. Os resultados demonstram que as mulheres rurais de Massaroca vêm exercendo um protagonismo nos espaços de poder e decisões, como presidentes das associações rurais e do CAAM; coordenadoras de projetos produtivos, dentre outras atividades que em passado recente eram atribuídas somente aos homens. A pesquisa evidencia também o papel das mulheres rurais como provedoras do lar, no exercício de atividades geradoras de renda familiar que tem sido fundamental para sua autonomia. Esses aspectos também implicam na sua condição de liberdade e de visibilidade perante a sociedade. O estudo demonstra ainda que a condição das mulheres no espaço rural pesquisado tem passado por uma transformação social significativa, que segundo elas próprias tem a ver com os processos formativos que elas vêm participando dentro e fora do CAAM. Os espaços públicos que elas frequentam têm lhes permitido sair da invisibilidade e as colocando como protagonistas de suas histórias de vida, como também têm permitido que elas adquiram mais autonomia e liberdade, o que as diferenciam do lugar comum da mulher rural historicamente subalternizada.
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    Gestão da política pública Educacional dos programas de transporte Escolar no município de Petrolina-PE (2019-2021)
    (2023-04-05) SOUZA, Marcia Maria Soares De; BOMFIM, Luciano Sérgio Ventin
    Dentre o conjunto dos elementos materiais constitutivos da política educacional brasileira, assegurada pela legislação nacional, ressalta-se o acesso à escola, garantido não só pela Constituição Federal, como também pelo Estatuto da Criança e Adolescente e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, estando os Estados e os Municípios responsáveis pelo transporte escolar dos alunos de suas respectivas redes. O presente estudo examinou se a gestão da política nacional de transporte escolar do município de Petrolina-PE, no período de 2019 a 2021, garantiu o acesso à educação escolar. Para tanto, objetivou analisar a gestão e sistemática de financiamento do transporte escolar no município de Petrolina-PE, nos anos de 2019 a 2021; identificar as implicações da política de transporte escolar para a educação pública no município de Petrolina, a partir de indicadores educacionais dos bancos de dados oficiais disponíveis em domínio público; e investigar as auditorias do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco nos programas de transporte escolar do município de Petrolina, no período elencado. Dentre os referenciais teóricos que foram utilizados na presente pesquisa destaca-se: Azevedo (2004), Bourdieu (2004), Davies (2016), Farenzena (2012), Mainardes (2009), Saviani (2016), Souza (2003). Com base no objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa documental exploratória, quantitativa e qualitativa quanto à abordagem. Na fase de trabalho de campo, a pesquisa combinou procedimentos técnicos e instrumentos de coleta de dados através de levantamentos de fontes legais que orientam a política educacional de transporte escolar em âmbito nacional, estadual e municipal, assim como, relatórios de prestações de contas dos programas de transporte escolar dispostos nos sites de órgãos de fiscalização e controle. A relevância da política de transportes escolar para muitos estudantes petrolinenses, assim como o aporte financeiro de recursos públicos e controle externo dos programas de transporte escolar, apontam para a importância desta presente pesquisa. O município de Petrolina conta com repasse financeiro federal e estadual para a oferta do transporte escolar mediante o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e o Programa Caminho da Escola, além de investimento de recursos próprios para o oferecimento do transporte escolar nas zonas rural e urbana. Foi verificado, ainda que, a partir da análise da auditoria especial realizada pelo TCEPE, o município teve sua prestação de contas de um de seus contratos de serviço de transporte escolar julgada irregular, tornando imperiosa a adoção de medidas cabíveis ao caso para garantir o cumprimento das obrigações constitucionais do direito ao acesso à escola através dos programas de transporte escolar.
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    O Ensino e uso da língua materna e as produções audiovisuais na autoidentificação reflexiva Discente
    (2023-04-03) GOMES, Maria Radilene Lopes; TELES, Edilane Carvalho
    O estudo em questão teve como espaço de pesquisa o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Juazeiro-BA e utilizou como motivação inicial a seguinte problemática: Como o ensino e uso da língua materna relacionam-se com as produções audiovisuais e, consequentemente, interferem para uma aprendizagem de autoidentificação reflexiva discente? O objetivo geral busca compreender a relação entre o ensino e uso da língua materna com as produções audiovisuais e, por conseguinte, a interferência numa aprendizagem de autoidentificação reflexiva discente. Os objetivos específicos têm como escopo: identificar como a instituição de ensino, por meio de seus professores e alunos, vê o ensino e uso da língua; compreender de que modo as produções de áudio e vídeo são utilizadas como meio de ensino-aprendizagem; analisar como essa associação que se coloca como educomunicativa pode reforçar essas práxis e estabelecer uma autoidentificação reflexiva crítica no uso da língua materna e suas variantes. Para tanto, foi concebido pela perspectiva da pesquisa participante com viés qualitativo e quantitativo, cujo os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, além da realização de entrevistas. A análise e interpretação das informações ocorreram por meio de análise bibliográfica e de conteúdo a partir da perspectiva qualitativa. Desta forma, a pesquisa é considerada relevante por trazer informações que dizem respeito às práxis docentes de ensino da Língua Portuguesa e sua possível transversalização pelas produções audiovisuais, a partir de uma perspectiva educomunicativa. Além disso, apresenta possíveis contribuições dessa junção para o ensinoaprendizagem.