Bacharelado em Design - DCET1

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    O protagonismo da mulher negra nos jogos digitais: uma análise iconográfica
    (Universidade do Estado da Bahia, 2020) Silva, Beatriz Ramos da; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos
    Os videogames desempenham um papel importante de disseminação de informações, ideias e opiniões, devido a sua natural propagação nos meios virtuais. Contendo suas narrativas visuais, constroem perspectivas e conceitos de acordo com padrões originados a partir de um grupo social. A presente pesquisa faz foco no protagonismo feminino nos jogos digitais, bem como a manifestação de personagens negras nesta situação. Tendo como objeto personagens e games e através de evidências empíricas foi notada a baixa frequência de mulheres negras como heroínas em jogos single player. Para a fundamentação do tema, foram estudadas a história da narrativa predominante no ocidente, teorias sobre a influência do inconsciente coletivo e a jornada do herói, bem como a diferença entre os arquétipos e estereótipos focados nos videogames. Diante disso, buscou-se identificar, através do método iconográfico, os atributos de heroínas negras e brancas selecionadas para encontrar diferenças entre raça e gênero após uma análise iconográfica. Como resultado desta análise, foram identificados fatores que caracterizam a inserção ou a inviabilização da mulher negra como personagem principal. Para as conclusões, estudos sobre a história da mulher negra na sociedade baseada em Angela Davis colaborou com o entendimento de como as questões socioculturais são refletidas no desenvolvimento de um videogame.
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    Interface de aplicativo de apoio para terapias cognitivo-comportamentais para auxiliar no tratamento de transtornos de ansiedade
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022) Conceição, Fábio Neves; Almeida, Djalma Fiuza
    A ideia de desenvolver esse projeto, surgiu a partir do momento em que precisei apresentar relatórios semanais registrando comportamentos e situações cotidianas para uma prévia avaliação do psicólogo Mário Cesar Rosário dos Santos (CRP 03/19384) que me acompanhou durante o período de 10 (dez) meses no ano de 2021, com o objetivo de tratar uma situação patológica de ansiedade de grau leve. As sessões inicialmente se desenvolviam através de diálogo direto e sem registros de informações diárias a fim de conhecer melhor a vida pregressa do paciente em questão, que na situação era eu mesmo.
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    Estereótipos de genêro e inteligência artificial: uma análise sobre como as práticas de consumo de conteúdo no Youtube e os sistemas de recomendação modelam a visibilidade do debate na plataforma
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-14) Suarez, Natalie Aguiar; Bitencourt, Elias Cunha; Fiuza, Djalma; Marques , Daniel
    Observando o fato de que a maioria dos assistentes de voz pessoais são representados pelo gênero feminino, performando comportamentos associados a passividade e tolerância diante de assédios e insultos dos usuários, foi realizada esta pesquisa para compreender o que impulsiona esse padrão de construção dos dispositivos e como o debate se modela na plataforma do Youtube a partir da análise das práticas de consumo e dos sistemas de recomendação de vídeos. A plataforma foi escolhida por não terem sido encontrados registros de abordagens na literatura de embasamento, além do entendimento da importância social do Youtube na construção de debates e pensamentos com impacto social, já que os valores são co-criados entre a rede e os usuários a partir da postagem e do consumo de conteúdo. O problema de pesquisa consiste em entender como as práticas de consumo e os sistemas de recomendação modelam a visibilidade do debate de gênero e inteligência artificial na plataforma e a metodologia utilizada partiu da análise e exploração de uma rede de recomendação de vídeos encontrada com palavras-chave associadas ao tema de gênero e IA. A percepção de que a visibilidade do debate é comprometida pela associação entre o comportamento da audiência e o modelo de recomendação de conteúdo ficou evidente, gerando a reflexão sobre como a ação de algoritmos em sistemas recomendação do Youtube podem exercer papel ativo na modelagem de imaginários e agendas sobre o tema.
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    A comunicação visual como agente transformador da comunicação organizacional
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023) Souza , Emerson Pinho Moreira de; Santos Filho, Eudaldo Francisco dos
    Este trabalho tem como propósito compreender a comunicação visual como agente transformador da comunicação organizacional e ressaltar sua relevância para alcançar eficácia no processo comunicativo. Para isso, adotou-se o método hipotético-dedutivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a fim de compreender a evolução da comunicação visual ao longo do tempo e suas implicações na contemporaneidade. Essa abordagem possibilitou uma análise abrangente do papel da comunicação visual nas organizações. A pesquisa iniciou explorando as origens da expressão visual humana, desde as representações pictóricas em cavernas até o advento da escrita e da alfabetização, os quais conferiram uma importância crescente ao aspecto visual na comunicação. Compreendeu-se que a criação da fotografia e a disseminação do cinema ampliaram o alcance do público e estimularam ainda mais a produção visual. Além disso, a Revolução Industrial e as técnicas de reprodução em massa impulsionaram a visualização em larga escala, unindo o design gráfico, a comunicação organizacional e a publicidade através do uso desses recursos visuais. A pesquisa também abordou a importância da comunicação organizacional integrada e como a expressão visual pode contribuir para cada uma de suas áreas. Adicionalmente, discutiram-se os desafios enfrentados pela comunicação organizacional contemporânea, que valoriza a interação social e encara uma alta demanda e uma competição intensa em certos segmentos, juntamente com a escassez de profissionais qualificados. Em síntese, este estudo enfatiza a necessidade de uma comunicação visual eficiente nas organizações para assegurar a geração de valor intangível da marca.
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    A história em quadrinhos sua gênese, forma e conteúdo: a investigação do tratamento anatômico dos heróis de Hugo Canuto na construção de uma narrativa sequencial representativa: contos dos orixás
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos , Manuela de Jesus dos; Mota , Ruan dos Santos Barbosa; Santos Filho, Eudaldo Francisco
    Abordamos neste trabalho a forma de expressão gráfica História em Quadrinhos, seus primórdios e principais desdobramentos no Brasil. Por serem ferramentas visuais com características próprias, variados gêneros e estilos, contribuem na formação de conceitos e valores do indivíduo, atuando como ferramenta pedagógica nos seus leitores. A partir disso, verificamos no design de personagem, uma das principais etapas no processo de construção das histórias em quadrinhos, que além de responsáveis pela dinâmica da narrativa, é a representação gráfica de um determinado conceito. Por tanto, nesta pesquisa investigamos as questões gráfico anatômicas aplicadas nos personagens do gênero super-heróis americanos, suas questões arquetípicas e influência no imaginário coletivo. Neste sentido, tomamos como objeto de análise a obra “Contos dos Orixás”, idealizada por Hugo Canuto, artista brasileiro cuja obra apresenta uma narrativa sequencial no formato graphic novel, com personagens super-heróis inspirados nas entidades religiosas de matriz africana. Desta forma, através do método iconográfico propomos uma análise comparativa a fim de verificar a similaridade do estilo de desenho gráfico-anatômico aplicados na representação imagética nos super-heróis de Canuto com os dos comics book americanos, mais precisamente com as produções da editora Marvel Comics.