Proposição Pedagógica Baseada em Objetos Digitais de Aprendizagem para o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica a Partir da Apropriação de Artefatos Tecnológicos pela Comunidade Discente

Resumo

O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica- EMITec, programa estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, constitui-se em uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos que prioritariamente, moram em localidades distantes ou de difícil acesso em relação a centros educacionais onde não há oferta do ensino médio. Apesar de todo aparato tecnológico do programa EMITec, a relação de interatividade professor e aluno restringe-se as mensagens enviadas pelo mediador através do chat no transcorrer da aula. A participação ocorre apenas durante a transmissão, não havendo nenhum desdobramento e possibilidade de contato digital extraclasse entre docentes e discentes A presente pesquisa objetiva conhecer o perfil tecnológico dos alunos do referido programa, investigando como os mesmos se apropriam de artefatos tecnológicos no seu cotidiano, com o intuito de elaborar uma proposta pedagógica pautada metodologias ativas, utilizando objetos digitais de aprendizagem que possibilite a aprendizagem colaborativa e contextualizada, a partir do uso destes artefatos. No contexto da educação, com a disseminação das tecnologias digitais, novas ferramentas educacionais passam a ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem dentro e fora das salas de aulas. Dessa forma, os modelos educacionais adotados pelas instituições de ensino, perpassam pelo uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), seja no ensino presencial seja no ensino intermediado por tecnologias, o que possibilita que o discente seja um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Para a realização desta pesquisa de natureza qualitativa Inicialmente foram realizadas discussões teóricas sobre Educação (FREIRE, PIAGET, ZABALA), TIC na educação (BURNHAM,JENKINS,LÉVY),autonomia tecnológica (KENSKI,MOORE, MORAN), artefatos tecnológicos na educação (MORAN,PINHEIRO), objetos digitais de aprendizagem (HARMAN,TAROUCO,WILEY) e metodologias ativas(BERBEL, KAUFMANN,NOVAK). O recurso utilizado como intervenção pedagógica foi o estudo de caso, com a coleta de dados em campo se utilizando de instrumentos de análise documental e questionário. Os dados de investigação sobre o uso e a apropriação de artefatos tecnológicos pelos discentes, foram coletados através de um questionário conciso aplicado na amostra de 102 discentes das 2ª e 3ª séries da localidade de Baixio, em Esplanada, com a presença do pesquisador. Este instrumento de investigação permitiu realizar um levantamento estatístico em relação aos artefatos mais utilizados pelos discentes. Diante dos resultados, é possível perceber que os alunos que integram o corpo discente do EMITec, fazem uso de artefatos tecnológicos diversos, tanto móveis quanto fixos, seja para desenvolvimento de pesquisas e de outras atividades educacionais, seja para gravar vídeos, utilizar redes sociais para expor vivências pessoais e/ou educacionais de forma espontânea. A análise dos dados coletados bem como a contribuição da base teórica escolhida possibilitou a articulação destes objetos tecnológicos com a elaboração de propostas pedagógicas pautadas em objetos digitais de aprendizagem, contribuindo, desta forma, com o processo de ensino aprendizagem colaborativa dentro do referido programa. Palavras-chave: Artefato tecnológico. Objetos Digitais. Metodologia ativa. Colaboração


Descrição
Palavras-chave
Artefato tecnológico, Metodologia ativa
Citação