Gestão do Ensino Superior: Um Estudo sobre a Relação entre o Quadro de Vagas de Docentes e a Evolução da Oferta de Cursos de Graduação Presencial, com Ênfase nos Cursos de Bacharelado em Administração da Uneb

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2018-09-05
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Resumo

A universidade pública vem passando por vicissitudes para manter o nível de qualidade na realização de suas ações, em função das mudanças provocadas pelas reformas do Estado, nos anos noventa. A política educacional adotada segue as restrições impostas por organismos internacionais, que sugerem o fim da gratuidade do ensino público, redução de custos e cortes de recursos. Este trabalho se insere nesse ambiente complexo, assumindo como enfoque o contexto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e sua estrutura multicampi. Como suporte teórico, que sustenta as análises efetuadas acerca da realidade em estudo, abordamos a ideia de universidade, concepções e modelos ao longo do tempo, incluindo uma breve discussão contemporânea sobre a dicotomia entre organização e instituição social na universidade pública; de outro lado, a ênfase recaiu sobre a compreensão dos referenciais curriculares nacionais dos cursos de graduação, noções de currículo, bem como de instrumentos de gestão da universidade como o Plano Politico Institucional e o Projeto Pedagógico de Curso para amparar as discussões. Considerando que a UNEB segue uma trajetória de expansão, o objetivo deste estudo é identificar como o quadro de cargos de docentes acompanha a oferta e criação de cursos de graduação presenciais, com foco nos cursos de Administração. Apresenta-se o tema de forma exploratória, descritiva, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, para a qual foi realizada uma revisão na literatura sobre a temática em estudo e o levantamento e a análise de dados sobre o quadro de cargos e a oferta e criação de cursos. Foi escolhido como método de investigação o estudo de caso dos cursos de Administração. Quanto à análise de dados, trata-se de um estudo com abordagem quali-quantitativa, para o qual foi utilizada a análise de conteúdo, valendo-se tanto de fundamentação teórica quanto de quadros e tabelas. Buscou-se gerar um diagnóstico situacional da instituição em dois vieses. Primeiro, trabalhou-se em relação à totalidade de cursos e da distribuição do quadro docente da UNEB, e, em segundo, voltou-se aos cursos de Administração, lançando um novo olhar sobre o processo de expansão da universidade. Os resultados obtidos sinalizam que, embora os cursos criados estejam sendo supridos pelo estoque atual de vagas de docentes, existe uma demanda reprimida por docentes permanentes, oriunda de pleitos dos departamentos. Além disso, há os casos dos docentes que aguardam promoção, que não estão sendo atendidos e devem ser analisadas com cuidado, sob pena de comprometer a oferta de cursos, gerar perdas qualitativas dos processos formativos, desenvolvimento das atividades acadêmicas e na prestação de serviços para a comunidade. Palavras-chave: Universidade Pública. UNEB. Cursos de Graduação Presencial. Gestão Universitária. Quadro de Cargos Permanentes de Docente


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Universidade Pública, Cursos de Graduação Presencial, Gestão Universitária, Quadro de Cargos Permanentes de Docente
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