As contribuições epistemológicas freireanas para a prática de leitura no tempo formativo III na educação de jovens e adultos

Imagem de Miniatura
Data
2018-05-18
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O presente estudo discute como as teorias freireanas podem contribuem para a prática de leitura na Educação de Jovens e Adultos, no Tempo Formativo III, e para reflexões e possibilidades de interpretação sobre a Leitura de Mundo abordada por Paulo Freire, na sua obra “A Importância de Ato de Ler”. Assim sendo, o objetivo geral é investigar como as concepções epistemológicas freireanas podem contribuir para a prática da leitura, na EJA, especificamente no Eixo VI. Como referencial teórico, dialogamos na Linguística: Bajard (1999); Kleiman (2000); Koch (2004); Freire (1989, 1996, 2015), na Formação do Professor: Dantas (2008,2012); Freire (1989, 1996, 2015), Kincheloe (1997); Laffin (2013); na metodologia científica tem-se:Gatt (2012), Ludke (1986), Macedo (2006), Martins (2006) dentre outros. Optamos pela abordagem qualitativa de pesquisa, com base metodológica no estudo de caso e grupo focal, inspiradas na pesquisa etnográfica, através da Etnopesquisa Crítica e Multireferencial. Foi construído e apresentado um Projeto de Intervenção, no qual teve o seguinte problema: Como a epistemologia freireana contribui para a prática da Leitura no Tempo Formativo III da EJA? Foram realizados três encontros, com a participação de nove educandos voluntários da EJA, de um colégio público estadual da capital baiana, com registro de suas narrativas, leitura coletiva de texto, realização de grupo focal, além de aplicação de questionário e observação participante. O resultado apresenta-se como um caminho amplamente aceito pelos pesquisados, seguindo a prática de Paulo Freire na prática da leitura na EJA no Tempo Formativo III. Da pré-análise, infere-se que a proposta de Freire, ao trabalhar com palavras do cotidiano do adulto, para uma alfabetização cidadã, também é proveitosa em uma adaptação para a EJA, no Tempo Formativo III, ainda que, nesse caso, a sugestão de leitura de determinado tema em sala de aula, partiu da necessidade e curiosidade dos educandos voluntários.


Descrição
Palavras-chave
Leitura, Educação de Jovens e Adultos, Formação do Professor
Citação
SANTOS, Nara Barreto. As contribuições epistemológicas freireanas para a prática de leitura no tempo formativo III na educação de jovens e adultos. Orientadora: Ana Paula Silva da Conceição. 2018. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2018.