Tecnologias digitais móveis na escola e a prática profissional docente

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Data
2019-03-26
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Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como as Tecnologias Digitais Móveis (TDM) estão presentes na vida cotidiana dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental, da cidade de Amargosa-BA, e que contribuições trazem às suas práticas pedagógicas, visando à ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Para alcançarmos este objetivo traçamos os seguintes específicos: Conhecer o lugar que as tecnologias digitais ocupam na vida pessoal e profissional dos docentes do 5º ano do Ensino Fundamental; problematizar as TDM na prática docente, visando construir novas possibilidades de integração destas tecnologias ao fazer pedagógico; construir, colaborativamente, com os professores propostas pedagógicas que envolvam as TDM, levando em consideração as vivências e experiências cotidianas de seus alunos. Nesse sentido, formulamos a questão que orienta os caminhos desta pesquisa: como as tecnologias digitais móveis estão presentes na vida cotidiana dos professores do 5º ano inicial do Ensino Fundamental, e que contribuições trazem às suas práticas pedagógicas, visando à ressignificação do processo de ensino e aprendizagem? Considerando que a cultura digital se dissemina nos mais variados segmentos sociais, torna-se necessário refletir sobre como se dão esses movimentos no cotidiano da escola pública, que vêm desafiando os professores a repensarem suas práticas pedagógicas para além da homogeneização e imposição de ideias únicas. Com relação ao percurso metodológico, configura-se como pesquisa de campo qualitativa, colaborativa, que toma a etnometodologia como inspiração epistemológica; a construção dos dados se fez, juntamente, com quatro docentes do 5º ano inicial do Ensino Fundamental, através da observação colaborativa, sessões reflexivasformativas, entrevista e diário de campo. Fundamentamos as bases conceituais a partir de IBIAPINA (2008), DESGAGNÉ (2007), COULLON, (1995a; 1995b), AMADO (2013), MACEDO (2004; 2006). O desenvolvimento desta pesquisa demandou a construção das seguintes categorias: Tecnologias digitais móveis no cotidiano da escola BONILLA; OLIVEIRA (2011), BONILLA; PRETTO (2015), PRETTO (2018), COUTO (2017), SIBILIA (2012), SANTAELLA (2007;2013) formação docente: ANDRÉ (2016) GATTI (2016) ALARCÃO (2011), SCHÖN (2000) NÓVOA (1999; 2009); Prática pedagógica: ZABALA, (1998), dentre outros que se aproximaram da temática. Inferimos, no percurso desta pesquisa, que as professoras são participantes da cultura digital, estão conscientes da relevância de uma prática pedagógica contextualizada, incluindo as TDM para a promoção de uma aprendizagem significativa. Não obstante, têm dificuldade de pensar essas tecnologias integradas ao planejamento de suas aulas, de modo ampliá-las para além de um recurso de apoio à sua prática. As professoras necessitam, portanto de formação que lhes deem subsídio teórico-prático para o trabalho pedagógico com as TDM, de modo a ressignificar suas práticas para propiciar uma aprendizagem mais ativa aos estudantes.


Descrição
Palavras-chave
Tecnologias Digitais Móveis., Prática Profissional Docente., Formação Docente., Ensino e Aprendizagem.
Citação
SANTOS, Fagna Gonçalves dos Santos. Tecnologias digitais móveis na escola e a prática profissional docente. Obdália Santana Ferraz Silva. 2019. 164f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2019.