História e Ousadia, Resistência na Periferia: O Caso do Quilombo Educacional do Orobu

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Data
2018-10-31
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Resumo

O presente estudo propõe-se a analisar os processos educativos implementados pelo Quilombo Educacional do Orobu, tendo como enfoque a experiência do curso popular de pré-vestibular, desenvolvido desde o ano 2000. Inspirado nas fontes de resistência que foram os quilombos históricos, este atua na contemporaneidade como agente de transformação. Seus processos podem ser percebidos na proposta destes projetos, com uma pedagogia diferenciada, buscando a inserção de jovens da periferia na universidade. Esta pedagogia, inspirada nos pilares da educação popular, tem como um dos principais pontos o trabalho de cidadania e consciência negra, presente nos quilombos como disciplina curricular. Buscando contar esta história de dezoito anos, foram realizadas entrevistas com egressos do projeto que cursaram em períodos diferentes, destes, (as) alguns (as) retornaram e atualmente são professores (as) no curso. A pesquisa se deu na modalidade de estudo de caso com as etapas de entrevistas e observação participante entre maio de 2017 e julho de 2018. Na fundamentação teórica desta pesquisa destacam-se autores como Adorno (2010), André (2013), Bacchetto (2003) Freire (2015), Gohn (2006), Moura (1986) e Reis (1995). Como resultados obtidos, concluímos que o trabalho desenvolvido, ou seja, o processo educativo dos quilombos educacionais, em especial do Quilombo do Orobu, cumpre sua missão de ser muito mais que um pré-vestibular, proporcionando formação e conscientização para a vida.


Descrição
Palavras-chave
Quilombo Educacional, resistência, emancipação, movimento social
Citação
SANTOS, Paulo Roberto de Souza. História e ousadia, resistência na periferia: o caso do quilombo educacional do orobu. NASCIMENTO, Antônio Dias. 2018. 108. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador, 2018.