A Ouvidoria como Agente de Interlocução nas Universidades Públicas e Privadas

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Data
2017-09-15
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Resumo

O presente trabalho tem por objetivo é analisar o papel das ouvidorias, no contexto universitário, através das estratégias de atuação adotadas pelas Instituições de Ensino Superior para o fortalecimento da cidadania e aperfeiçoamento democrático, em instituições públicas e privadas, destacando elementos que auxiliem na potencialidade à melhoria e qualidade dos serviços oferecidos, mobilizando a adoção de métodos e técnicas mais eficazes de planejamento estratégico destas instituições. Para tanto faremos uso também de objetivos específicos como compreender a missão e os processos formativos educacionais da Universidade às comunidades, contextualizando os canais de comunicação entre sujeitos universitários; pesquisar a função e o papel do Setor de Ouvidoria de duas Universidades de Salvador, a partir dos conteúdos dirimidos pelos sujeitos da comunidade acadêmica; investigar a relação Universidade x Ouvidoria e verificar como se estabelece o diálogo entre esse setor e a comunidade universitária e os mecanismos para ampliação dos canais de comunicação; compreender como a ouvidoria pode ser um instrumento de gestão em uma Instituição de Ensino Superior. As Ouvidorias são agentes de interlocução entre o cidadão e as instituições de ensino, pautando-se nos princípios constitucionais da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, atuando como instrumento de participação na gestão democrática e como representantes legítimas dos interesses destes, portanto um lócus privilegiado para o exercício da democracia participativa, conquista da cidadania e controle social. O estudo de abordagem qualitativa é de caráter exploratório. Na coleta de dados, utiliza-se análise documental e entrevistas semiestruturadas com os ouvidores. A interpretação dos dados será feita através da análise descritiva.


Descrição
Palavras-chave
Universidade, Agentes de Interlocução, Ouvidoria
Citação
OLIVEIRA, Thaís Maria. A ouvidoria como agente de interlocução nas universidades públicas e privadas. HETKOWSKI, Tânia Maria. 2019. 86f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador, 2019.