Ciências Humanas

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 42
  • Item
    Relações étnico-raciais na escola: o papel das linguagens
    (2016) Lima, Maria Nazaré Mota de
    A obra aborda a complexa questão das relações étnico-raciais na escola, trazendo algumas reflexões sobre o uso das linguagens neste espaço, onde se encontram sujeitos com múltiplas identidades, envolvidos na produção de conhecimentos. São reflexões fruto do Curso de Doutorado em Letras e Linguística na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e das vivencias da autora na Formação de Professores(as) sobre História e Cultura Afro-brasileira e Africana, desenvolvidas pelo Programa Educação para Igualdade Racial e de Gênero - CEAFRO do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO). O texto discute linguagens, identidades, poder, mostrando a sua relação com o processo formativo. Os eixos temáticos apresentados buscam contribuir para a reversão do racismo, abordando aspectos da cultura afro-brasileira na educação, na escola, nas linguagens e na formação de professores/as.
  • Item
    Outras margens do reisado e do rio
    (2019) Bomfim, Tâmara Rossene Andrade
    Na memória da população ribeirinha do Velho Chico, as chulas, as rimas, os ritmos. Os que deixam essas bandas levam essas cenas consigo. Mais de vinte anos depois de partir, a autora deste trabalho retorna à Ibotirama, BA, e ouve as vozes que negam essas expressões. Essas afirmativas a levaram a um labirinto de perguntas e de busca de respostas. Era preciso compreender as transformações ocorridas na produção cultural periférica e suas inter-relações. Se aproximou do Reisado de Nega, dos seus atores e dos seus ritos. Em paralelo, traça o curso das cidades do território do Velho Chico e a sua gênese, ligada ao rio, que ditou por anos a dinâmica desses lugares. O surgimento das rodovias distanciou as cidades do rio, modificou os modos de vida e os sentidos atribuídos a ele. Nesse percurso a cultura popular vai sendo percebida como parte desse movimento. O rio e esses personagens são elementos que se ressignificam para permanecer.
  • Item
    Direitos humanos em mosaico: panoramas e reflexões
    (2020) Oliveira, Ilzver de Matos; Andrade, Diogo de Calasans Melo; Queiroz, Delcele Mascarenhas
    O livro Direitos humanos em mosaico: panoramas e reflexões parte da compreensão de que os direitos humanos são resultado de processos de lutas por dignidade e afirma que, apesar de as leis terem importante papel na materialização desses direitos, elas não bastam para dar conta da complexidade das inúmeras necessidades postas cotidianamente no debate público, especialmente quando se trata de compreender os contornos do que vem a ser a tão proclamada universalidade dos direitos humanos – totalizante, homogeneizante e negadora da alteridade e da diversidade desse mosaico que é o mundo – e entender qual o lugar dos países, das produções teóricas e das experiências dos subalternizados – mulheres negras, latino-americanos, povos e comunidades tradicionais, jovens, movimentos sociais, dentre outros – nesse debate. Assim, a obra apresenta um panorama crítico dos direitos humanos, pois sugere pensá-lo além do que existe, e propõe uma reflexão sobre e para o nosso espaço-tempo – do Brasil e do Sul do mundo – que dê conta de analisar temas que são nossos e pensados pelos nossos.
  • Item
    Os magros: edição crítica e estudos
    (2021) Martins, Vitor Hugo Fernandes ; Teixeira, Maria da Conceição Reis; Costa, Harlle Silva
    Os magros: edição crítica e estudos é uma coletânea idealizada pelo professor Vitor Hugo para celebrar a maturidade do romance Os magros, de Euclides Neto, e contribuir para a difusão e o estímulo da leitura da obra euclidiana. Encontra-se organizada em duas partes. Na primeira, o centro e o motivo desta coletânea, o romance Os magros recebe tratamento filológico, quando é disponibilizado um texto fixado criticamente a partir da última edição publicada em vida de seu autor. Na segunda parte, tem-se sete textos independentes que versam sobre a linguagem, o discurso materializado na narrativa euclidiana e sobre a estética da recepção. Além de apresentar suas análises sobre o romance, os autores revisitam conceitos de abordagens diversas da análise do discurso, da teoria da recepção, dos estudos culturais e da crítica literária produzida quando de sua publicação, em 1961, até os dias atuais.
  • Item
    Práticas e saberes jurídicos para tempos de retrocesso: reações contra-hegemônicas ao desmonte de direitos
    (2022) Oliveira, Ilzver de Matos Ilzver de Matos; Rocha, José Cláudio; Pereira, Luiz Ismael
    A coletânea é uma atividade de difusão dos métodos e resultados concretos de transformação social para materializar novos saberes, métodos e princípios de ação coletiva. Está organizada em duas partes: 1ª) propõe um debate sobre o lugar das instituições jurídicas no contexto do retrocesso, com destaque para os riscos que a retirada de direitos representa para a sociedade no campo da segurança pública, proteção de grupos minoritários e garantia de direitos sociais; 2ª) reflete sobre as experiências no campo jurídico que renovam e mantêm a esperança na superação do quadro de retrocesso, dando especial atenção às experiências e aos debates que envolvem dois daqueles grupos de sujeitos sociais que estão na base da pirâmide social: mulheres e a população negra.